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19 passos para fazer um pitch arrasador

Patrícia Rodrigues
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Felipe Collins, professor da ESPM e head de startup experience da ACE Startups, conta tudo o que você precisa fazer para preparar e executar sua apresentação 

Definir um projeto em uma frase ou em alguns minutos. Para isso, existe o pitch — uma apresentação essencial para vender sua ideia ou negócio aos investidores. Felipe Collins, professor da ESPM e head de startup experience da ACE Startups, dá dicas para você preparar a sua apresentação e arrasar na hora do seu pitch.

Confira a seguir:

Preparando o pitch

1 – Conheça bem o “recheio” do pitch. Tenha clareza do que vai apresentar, baseado em pesquisas prévias: o problema, a solução, o tamanho do mercado, a sua proposta de valor, análise de comparação com os concorrentes, investimento pedido e o que fará com ele;

2 – Faça um roteiro. Desenhe sua história e como vai conduzi-la. Sugestão: comece por um problema e sua solução, tamanho de mercado, proposta de valor, análise de competição, impacto na economia. Pense nas imagens que serão utilizadas e ordene as ideias para criar uma ordem lógica da história nos slides;

3 – Construa o seu deck. Organize as informações e os dados antes de pensar no layout (parte visual e estética);

4 – Cuidado com adjetivação excessiva sem fundamento ou contar fatos em ordem cronológica (lembre-se de que o foco é o problema e a solução!);

5 – Quanto à organização do layout. Cada slide deve contar apenas uma história. Se não conta, deve ser tirado. Se contar muitas, deve ser desdobrado;

6 – Determine a estética. Escolha um padrão de fonte e um de cor, que tenha a ver com a marca e proposta de valor de sua empresa. Siga com ela por toda apresentação. Faça algo clean, com bastante respiro e nada muito poluído. Se for usar imagens, pesquise em bancos de imagens gratuitos e evite as excessivamente clichês (por exemplo, excesso de sorrisos);

7 – Revisão. Releia o pitch deck e compare com suas falas, além de revisar a ortografia;

8 – Teste e ensaie inúmeras vezes a apresentação antes da data oficial. É preciso ensaiar e, a partir do feedback do público, altere slides, troque as artes e altere o que dificulta o entendimento;

9 – Teste os equipamentos antes da apresentação de fato, cheque se as fontes não desconfiguraram, por exemplo.

10 – Ser objetivo ajuda em muitos casos. Por isso tenha também um pitch elevador e um pitch tweet na manga!

Hora da apresentação

1 – Antes de dar início ao pitch, apresente você, a empresa ou a ideia para que as pessoas já tenham um entendimento do deck. Comece atraindo a atenção e mantenha a boa energia, especialmente no início e no final;

2 – Fale de forma pausada, nem muito alto ou muito baixo, sem atropelar as palavras, mas não tão devagar: 8 segundos de pausa já são suficientes para que o interlocutor perca a atenção (observe as reações do público e use o gestual para captá-la novamente);

3 – Fuja das palavras extremamente técnicas ou que não tenham entendimento compartilhado pelo público (se for o caso, explique);

4 – Não leia os slides (você ensaiou tudo, ok?), não fique de costas para o público e preste atenção no gestual comedido (se mexer demais passa nervosismo, ficar engessado passa pouca confiança);

5 – Se a equipe tiver mais de uma pessoa, apenas uma apresenta. Mais de uma pode fazer com que o público perca o entendimento e o foco;

6 – Policie os tiques (balançar enquanto fala, colocar a mão no bolso, bater o pé etc.), pois eles também tiram o foco;

7 – Ao falar com várias pessoas, mantenha contato visual com cada uma delas. Isso reconecta, gera empatia e ajuda no convencimento;

8 – Estude antes quem será seu interlocutor. Se for alguém com familiaridade no assunto, pode usar termos mais técnicos. Caso contrário, aposte em elementos mais persuasivos, mas desde que sejam claros para que o público, mesmo leigo, compreenda;

9 – Pergunte como foi o seu pitch logo depois que ele aconteceu para que o feedback ajude a aprimorá-lo.

Tags:
Patrícia Rodrigues

Jornalista colaboradora do Trendings.

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