Inovação

Data Driven: entenda o conceito e sua aplicação

Especialista explica as vantagens de empresas que usam dados para tomar decisões estratégicas

Quem tem dados tem tudo. Essa é a premissa que hoje rege o mundo em quase todos os segmentos. Neste cenário, a maneira de interpretar e utilizar informações passa por refinamentos constantes e foi assim que surgiu o conceito de data driven, que está ligado à forma como uma empresa usa dados para tomar decisões estratégicas de negócios. “O data driven pode ser aplicado em qualquer segmento e há um rol enorme de oportunidades. Basta conectar os dados para saber interpretar a razão dos hábitos das pessoas”, explica Reinaldo Nogueira, professor do Master em Gestão para Inovação da ESPM

O professor cita como exemplo plataformas de streaming que estão o tempo todo analisando como cada indivíduo as utiliza. Com base na observação e análise do comportamento dos usuários e do cruzamento de informações, podem concluir, por exemplo, que X milhões de pessoas preferem assistir a filmes e documentários em que apareçam carros esportivos, em especial de uma determinada marca.  

Além de ser um guia para a produção, aquisição e disponibilização de novos conteúdos na plataforma, essa informação pode ser compilada e vendida para a agência de publicidade que tem a conta da montadora daquele veículo. A agência então pode utilizar essas informações para otimizar e personalizar suas campanhas, aproveitando também outros dados dos fãs daquele veículo, como faixa etária, identidade de gênero, região de domicílio e outras especificidades. 

“O dado traz uma visão do que de fato aconteceu e está acontecendo, e também do que pode vir a acontecer. Assim, quando a empresa precisa de uma resolução ela pode assumir uma postura prescritiva, que é como a prescrição de um medicamento para uma doença”, diz Nogueira. 

Data Driven para grandes e pequenos negócios

A oferta de carros por assinatura feita pela principal locadora de automóveis do Brasil nasceu do data driven. Foi a partir da análise dos desejos dos usuários que a empresa viu um nicho para expandir o seu negócio, que já tinha colocado à disposição das pessoas a compra de sua frota usada. 

O mesmo poderia ser feito por um comerciante de uma mercearia de bairro, que ao identificar que seus clientes estão buscando capas para celulares, passasse a vender este tipo de produto em sua loja.  

A estratégia fica mais robusta quando se desenha melhor o público a que se destina, se identifica com mais afinamento a sua necessidade a partir de uma demanda específica do que ele consome e até mesmo antecipa um novo desejo que talvez nem o consumidor saiba que tem.  

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Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

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