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SEM e SEO: conheça essas estratégias e veja como podem ser aplicadas

Luanna Nery
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Entenda as táticas para posicionar uma marca nos primeiros resultados das buscas no Google e outros buscadores

Um dos maiores desafios de uma empresa na era digital é estar bem-posicionada nos mecanismos de busca da internet, como o Google e o Yahoo. Para atender essa necessidade, muitas organizações adotam estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing).

Mas, o que exatamente significam essas siglas?

Embora pareçam conceitos diferentes, é importante ressaltar que o SEM é dividido em duas partes e, uma delas, é justamente o SEO. O Search Engine Optimization consiste em um conjunto de estratégias que visam colocar o site de uma marca no topo da página de pesquisa do Google de forma orgânica, ou seja, sem publicidade paga.

Para isso, as empresas precisam criar conteúdo de qualidade com base em alguns critérios, como a utilização de palavras-chaves, subtítulos que facilitem a leitura do usuário e uma meta-description clara e objetiva, que traga um resumo do que está sendo abordado no texto.

Além do SEO, outro caminho que as empresas têm para alcançarem uma boa posição no ranking do Google é o investimento em mídia paga, os famosos “anúncios” que geralmente aparecem na parte de cima da página. Esses links patrocinados são a outra parte do SEM.

Quais são os benefícios do SEM e do SEO

Essas estratégias são fundamentais para o sucesso de um negócio. Afinal, antes de realizar uma compra, normalmente o usuário pesquisa na internet informações sobre o produto ou serviço que deseja adquirir. Um exemplo disso é uma pesquisa realizada pela empresa Math Ads, que mostra que esse hábito é praticado por nove a cada dez brasileiros.

Logo, quanto mais visibilidade a marca tiver nos mecanismos de busca, maiores são as chances de ter êxito nas vendas. Além de aumentar o tráfego no site, outro benefício é uma melhoria significativa em relação à experiência do usuário, já que ele terá acesso a um conteúdo pensado estrategicamente para atender suas necessidades.

Outra vantagem importante que podemos citar é que, com o tempo, um site bem-posicionado no Google vai se tornando, cada vez mais, uma referência. Com isso, a marca vai conquistando mais autoridade no mercado, destacando-se dos seus concorrentes.

Como colocar em prática

Agora que você já viu o significado de SEM e SEO e porque essas estratégias são importantes para as empresas, confira algumas dicas de como é possível implementá-las.

  1. Definição de objetivos

Para que essas estratégias funcionem e tragam resultados positivos, o primeiro passo é definir quais são os objetivos do projeto. Para isso, é essencial que todas as áreas envolvidas, principalmente as que estão relacionadas com tecnologia e marketing, estejam bem-alinhadas.

  1. Criação de persona

Conhecer bem o cliente é outro fator importante que pode ajudar a empresa a ter sucesso nas suas estratégias de SEM e SEO. O ideal é construir uma persona que possa representá-lo, de modo a entender melhor quais são suas necessidades para gerar impacto.

  1. Utilização de ferramentas

Elas são fundamentais em todo o processo de otimização, pois irão fornecer insights valiosos do que pode ser melhorado e do que está dando certo. É o caso, por exemplo, do Google Analytics; do Google Search Console; do Google Keyword Planner; e do Google Trends, só para citar algumas.

Quer saber mais sobre o tema?

Williams Cuccovia Bayczar, professor de Marketing para Buscadores da ESPM, fala mais sobre SEM e SEO em um episódio especial do Lifelong Cast, podcast da ESPM sobre o futuro do trabalho e dos negócios.

Dê o play e confira:

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Luanna Nery

Repórter do Trendings

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