Já ouviu falar em pitch? Trata-se de uma apresentação rápida e direta para vender uma ideia ou negócio para investidores, clientes ou até mesmo para seu chefe. O assunto foi abordado em uma conversa com Sulivan Santiago, professor da ESPM e cofundador da Lincon Health, no episódio #43 do Lifelong Cast, podcast da ESPM sobre o futuro do trabalho e dos negócios. Confira alguns destaques dessa conversa:
É uma apresentação ou discurso para convencer sua audiência de uma ideia ou um projeto. O pitch deve ser bem curto, convincente e entregar sua mensagem de maneira clara.
A essência do pitch é vender uma ideia ou projeto. Mas uma apresentação bem-feita também pode ser utilizada para gerar autoridade, interesse ou engajamento. Ou seja, as técnicas de pitch podem favorecer diferentes tipos de profissionais.
É a principal maneira de fazer uma apresentação de maneira rápida e eficiente. São 30 ou 40 segundos a convencer alguém a te escutar melhor.
É um jeito curto de apresentar seu projeto ou ideia, mas permite um pouco mais de profundidade do que o pitch de elevador.
Você consegue estruturar uma apresentação melhor e mais embasada.
O intuito desse pitch é trazer alguma forma de interação e fazer com que a venda seja finalizada.
O pitch é feito para terceiros, para que venda. Portanto, estudar sua audiência é fundamental. Quem vai te ouvir? Qual o interesse dessas pessoas? Quais perguntas podem fazer? São algumas perguntas que você deve ter em mente.
Após entender seu público, o empreendedor deve montar um roteiro de sua apresentação. Que deve incluir as repostas para as possíveis perguntas de sua audiência.
Torne sua apresentação interessante. Se seu público já ouviu algo parecido com o assunto abordado, seu pitch pode não despertar tanta atenção. Por isso, construa uma narrativa diferente e interessante para vender sua ideia ou projeto.
O pitch deve ser ensaiado constantemente, já que uma apresentação do pode ser necessária em um momento em que você não espera. Por exemplo, uma reunião de última hora, um encontro com um investidor no elevador ou uma ligação telefônica.
Ouça o episódio na íntegra: