Tecnologia

9 ferramentas de análise de dados que você precisa conhecer

Conheça as ferramentas mais usadas por engenheiros, cientistas e analistas de dados

Existem ferramentas de análise de dados para o engenheiro, o cientista e o analista de dados trabalharem, e cada uma atende às necessidades específicas desses profissionais. Jorge Surian, professor dos cursos de pós-graduação em Inteligência de Dados em Negócios e Data Analytics e Marketing da ESPM, conversou com o #Trendings para elencar as 9 ferramentas de análise de dados mais importantes da área.

Elas são utilizadas para a visualização, a análise e a predição dos dados, que são as etapas de análise das informações. Para entender o que isso significa, imagine uma plataforma de petróleo e veja o engenheiro de dados como a pessoa que extrai o petróleo. Quando o combustível é enviado para a refinaria começa o trabalho do cientista de dados, que processa os derivados do petróleo e os envia para o analista de dados, que é quem sabe o que vai ser feito com o óleo diesel ou a gasolina.

Uma vez que o engenheiro de dados visualiza o material, o cientista prepara e o analista prevê o que vai ser feito. Cada um desses profissionais trabalha com ferramentas diferentes. Veja abaixo:

Ferramentas de Visualização

1- Qlik sense

É muito utilizada em nichos específicos, como a área da saúde. Oferece diversos recursos e é muito eficaz para quem trabalha com grandes volumes de dados. Por ser nichada, é pouco conhecida. “Os caras que usam Qlik naturalmente vão acabar sendo localizados pela Qlik aqui no Brasil, porque a empresa tem carência de mão de obra e precisa de mais gente trabalhando com essa ferramenta”, afirma Surian. De acordo com ele, o profissional que domina a ferramenta ganha mais do que a média dos analistas de dados do mercado e praticamente tem emprego garantido.

2 – Power BI

Desenvolvida pela Microsoft, é a ferramenta mais utilizada por quem está começando a trabalhar com análise de dados. É gratuita, simples e com todos os recursos necessários para a mineração de dados. Porém, conforme o trabalho ficar mais complexo, o usuário precisará de um upgrade ferramental e, geralmente, ruma para a nuvem da Microsoft, a Azure, que é paga.

3 – Tableau

Mais sofisticada, oferece uma interface atraente, tem mais recursos que a Power BI e garante mais oportunidades de trabalho a quem sabe usar. O Tableau é feito para a tomada de decisão e a comunicação dessas decisões. A ferramenta está em um lugar de excelência quando comparada à Qlik Sense e à Power BI, já que sua entrega é mais robusta.

Ferramentas de preparação de dados

4- Tableau Prep Builder

É uma ferramenta de estrutura de dados que permite que o usuário limpe e transforme os dados em dados corretos. O professor usa como exemplo a RD Saúde, que reúne as farmácias Raia e Drogasil. Apesar da fusão das empresas, a RD optou por manter os sistemas originais, mas precisava juntar esses dados em algum lugar para entender quais são os perfis de consumo dos clientes. Ao adotar o Tableau Prep Builder, os dados de cada empresa são alocados em um único lugar para serem preparados.

5 – Talend

Desenvolvida pela Qlik, foi incorporada à suíte da Qlik para a preparação de dados. É uma ferramenta bem completa, mais que o Tableau Prep Builder, para a integração de dados, facilitando seu gerenciamento.

6 – Power BI DAX

A Microsoft embutiu a ferramenta de importação de dados DAX na Power BI. Quando o usuário carrega a Power BI, a plataforma pergunta se ele quer carregar um conjunto de dados. “Muita gente fala que o Power BI é mais difícil que o Tableau mas, na verdade, é mais fácil que o Tableau”, explica Surian. “Como o Power BI prepara o dado e o visualiza, e a parte de preparação é muito mais difícil do que a parte visualização, a pessoa acha confuso.”

Ferramentas de predição

7 – RapidMiner

Segundo o professor, trata-se da ferramenta mais transparente que existe, já que não trabalha com conceito de caixa preta e mostra com clareza como chegou a determinados resultados. Tudo o que o RapidMiner constrói pode ser visto e recuperado.

8 – DataRobot

A DataRobot é uma plataforma de automação de machine learning que tem mais algoritmos e, portanto, é mais inteligente e precisa. “A Altair, que é dona da RapidMiner, está comprando ferramentas europeias para usar dentro do RapidMiner, para tornar a ferramenta mais rápida e inteligente.”

9 – H2O.ai

A H2O é a plataforma de machine learning que está há mais tempo no mercado, oferecendo soluções para aprendizagem de máquina e código aberto de elevada qualidade e confiança. “Custa por volta de um milhão de reais o investimento. Por isso, as pessoas que trabalham nela ganham muito dinheiro”, declara Surian.

Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Recent Posts

9 livros sobre moda para quem deseja empreender na área

Professoras da ESPM indicam títulos que falam sobre como empreender na moda e os desafios…

4 dias ago

13 dicas de liderança para novos gestores

Coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM dá dicas sobre como superar os…

1 semana ago

Amizade no trabalho: tudo o que você precisa saber

Professora da ESPM fala sobre os benefícios da amizade no trabalho e os limites desse…

1 semana ago

Confira 8 filmes e séries para empreendedores

Produções revelam as mentes por trás de empresas como Facebook e McDonald’s e os desafios…

1 semana ago

UX Design: tudo o que você precisa saber

Entenda o que é a área, o que faz o profissional que atua como UX…

2 semanas ago

Inteligência artificial no marketing: saiba como o mercado está se adaptando a essa tendência

A ESPM Consult, em parceria com a FAPESP e o CNPq, lança ferramenta de IA…

3 semanas ago

This website uses cookies.