As inovações tecnológicas são temas de discussões dentro e fora do ambiente de trabalho. Bernard Marr é um dos especialistas que falam sobre esse assunto e atua como consultor estratégico de negócios e tecnologia para governos e empresas. Em um artigo publicado pela revista Forbes, ele apontou tendências para novas tecnologias em 2023. Confira quais são e saiba mais sobre cada uma delas:
É um ramo da ciência da computação que tem a finalidade estudar, criar e empregar máquinas para realizarem atividades de maneira autônoma, simulando capacidades humanas, como a de raciocinar e tomar decisões. Um dos resultados da sua aplicação é o aumento da produtividade em diversos segmentos e a melhoria do gerenciamento do tempo.
“Em 2023, a inteligência artificial se tornará realidade nas organizações”, diz o especialista em um trecho de seu artigo. “A IA permitirá que qualquer empresa aproveite seu poder de criar produtos e serviços mais inteligentes. Tornará mais fácil para os consumidores pagar e receber bens e serviços. E também aumentará trabalhos em processos de negócios em todos os setores”, completa.
Em poucas palavras, trata-se de um universo virtual que permite a interação de várias pessoas ao mesmo tempo e que, eventualmente, pode contar com a ajuda de dispositivos, como óculos VR e pulseiras inteligentes, para ampliar a experiência dos seus usuários. Na opinião de Marr, em 2023, esse tipo de tecnologia vai promover – entre outras mudanças – reformulações no modelo de trabalho de diferentes empresas.
“Uma área a ser observada é o ambiente de trabalho no metaverso – em 2023, prevejo que teremos ambientes de reunião mais imersivos onde podemos conversar, debater e criar juntos”, afirma. “Também vamos poder ver um maior desenvolvimento em avatares autônomos habilitados para IA que vão poder atuar como nossos representantes no metaverso, mesmo que não estejamos conectados ao mundo digital”, acrescenta.
Trata-se da terceira fase da internet. Utiliza de recursos como blockchain e inteligência artificial com o objetivo de descentralizar a internet e limitar a influência de empresas que atuam nesse segmento do mercado. Na prática, isso significa que os usuários terão a liberdade de escolher em qual centro de dados as suas informações serão armazenadas.
“Os tokens não fungíveis (NFTs) vão se tornar mais utilizáveis e práticos. Por exemplo, ingressos NFT para shows potencialmente darão acesso a experiências nos bastidores”, explica.
Como o próprio nome já adianta, este é um conceito que propõe a criação e o desenvolvimento de recursos cuja finalidade – entre outras aplicações – é reduzir os impactos da tecnologia no meio ambiente, além de tornar o processo produtivo mais sustentável – o que inclui desde a fabricação até o descarte de itens que demandam alta quantidade de energia.
“No momento, nosso sistema de energia é dominado principalmente por grandes empresas de gás e energia, mas as iniciativas de energia descentralizadas têm o potencial de democratizar a energia em todo o mundo enquanto diminuem as emissões de carbono”, diz. “Em 2023, veremos um esforço contínuo para tornar as cadeias de suprimentos mais transparentes, pois os consumidores exigem que os produtos e serviços nos quais investem sejam energeticamente eficientes e apoiados por tecnologias mais sustentáveis”, adiciona.
Marr acredita que automação deve avançar, especialmente nas áreas de logística e delivery. “Em 2023, veremos ainda mais caminhões e navios autônomos, bem como robôs de entrega – e ainda mais armazéns e fábricas irão implementar tecnologia autônoma”, afirma.
Entenda como conselhos administrativos podem impulsionar o crescimento da empresa e garantir sua sustentabilidade
Saiba o que são, como identificar e o que fazer; e conheça alguns dos tipos…
Entenda as causas e consequências da procrastinação, e o quanto esse comportamento pode revelar sobre…
Coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM explica o que diferencia um gestor…
Especialista aponta os erros mais comuns que podem impactar negativamente o cálculo do preço de…
Produções contam as histórias de estilistas famosos, como Christian Dior, Coco Chanel e Yves Saint…
This website uses cookies.