Não importa o cargo, área de atuação ou salário, todo profissional corre risco de ser demitido um dia. Mas o que fazer após uma demissão? Como superar os sentimentos negativos e se recolocar no mercado de trabalho? Confira dicas de Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM:
Evitar os sentimentos negativos é difícil, mas é importante saber gerenciá-los. Avaliar o futuro com uma perspectiva positiva, de reciclagem, aprendizado, superação e desafios é a melhor maneira de enfrentar esse momento difícil.
É sempre importante fazer uma autoanálise, identificando quais pontos fizeram você ser demitido. Em alguns casos, pode ser por uma contingência economia ou restruturação da empresa, mas em outros não. Tente descobrir os motivos para não os repetir.
Defina seus objetivos para prospectar o mercado. Mapeie as posições que você almeja e quais as qualificações o mercado exige para elas.
Sempre que possível, invista no autodesenvolvimento, na atualização e reciclagem, pois esses são pontos muito exigidos e o mercado muda com muita rapidez.
Um bom currículo é aquele que valoriza as melhores qualificações para aquilo que o mercado está exigindo. Não necessariamente aquilo que você gosta de fazer.
Não resmungue ou lamente. Seja objetivo ao explicar o motivo de sua saída da empresa anterior. Diga a verdade e mostre disposição para aprender com o que ocorreu.
Quer mais dicas sobre como lidar com uma demissão? Assista ao vídeo de nossa entrevista com a Adriana Gomes:
Drones aéreos, aquáticos e subaquáticos têm sido utilizados ao redor do mundo para realizar manutenções…
Entenda o que são esses grupos e como se faz o gerenciamento dessas tribos
Saiba o que é um lago de dados e o papel da inteligência analítica para…
Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…
Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…
Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…
This website uses cookies.