fbpx
LOADING

Digite para procurar

6 dicas para superar uma demissão e se recolocar no mercado de trabalho

Filipe Oliveira
Compartilhar

Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM, diz o que fazer para dar a volta por cima

Não importa o cargo, área de atuação ou salário, todo profissional corre risco de ser demitido um dia. Mas o que fazer após uma demissão? Como superar os sentimentos negativos e se recolocar no mercado de trabalho? Confira dicas de Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM:

1. Gerencie os sentimentos negativos

Evitar os sentimentos negativos é difícil, mas é importante saber gerenciá-los. Avaliar o futuro com uma perspectiva positiva, de reciclagem, aprendizado, superação e desafios é a melhor maneira de enfrentar esse momento difícil.

2. Entenda o motivo de sua demissão

É sempre importante fazer uma autoanálise, identificando quais pontos fizeram você ser demitido. Em alguns casos, pode ser por uma contingência economia ou restruturação da empresa, mas em outros não. Tente descobrir os motivos para não os repetir.

3. Prepare-se para novos desafios

Defina seus objetivos para prospectar o mercado. Mapeie as posições que você almeja e quais as qualificações o mercado exige para elas.

4. Qualifique-se

Sempre que possível, invista no autodesenvolvimento, na atualização e reciclagem, pois esses são pontos muito exigidos e o mercado muda com muita rapidez.

5. Estruture um bom currículo

Um bom currículo é aquele que valoriza as melhores qualificações para aquilo que o mercado está exigindo. Não necessariamente aquilo que você gosta de fazer.

6. Não reclame em novas entrevistas

Não resmungue ou lamente. Seja objetivo ao explicar o motivo de sua saída da empresa anterior. Diga a verdade e mostre disposição para aprender com o que ocorreu.

Quer mais dicas sobre como lidar com uma demissão? Assista ao vídeo de nossa entrevista com a Adriana Gomes:

Quer ver mais conteúdos para impulsionar sua carreira?

Tags:
Filipe Oliveira

Editor do #Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *