Carreira

Conheça 10 mitos sobre empreendedorismo

Coordenadora da incubadora de negócios da ESPM desvenda alguns mitos ligados ao mundo do empreendedorismo

“Quem toca o próprio negócio não tem chefe”. “Startup é coisa de jovem”. “Saber empreender é um dom”. “Quem empreende fica rico”. Você provavelmente já ouviu frases como essas por aí. Mas, afinal, tratam-se de mitos ou verdades? Para descobrir, batemos um papo com Leticia Menegon, coordenadora da incubadora de negócios da ESPM. Confira 10 mitos sobre empreendedorismo:

1. Quem toca o próprio negócio não tem chefe

“Não é verdade. Tenho vários negócios que têm chefes porque, para ter um investimento financeiro, o empreendedor vendeu parte do negócio. [E a cobrança dos investidores] é pior do que a de um chefe porque os investidores não dão moleza. Afinal, o dinheiro é deles”.

2. Quem empreende tem uma vida mais tranquila

“Pelo contrário, ser empregado é muito mais fácil. Tocar sua empresa traz problemas 7 dias por semana, 24 horas por dia. Principalmente, quando você está começando um negócio, porque muitas vezes só tem você para resolver.”

3. Tudo se resolve com um bom marketing

“Muitos acreditam que basta ter um bom marketing para sua empresa funcionar maravilhosamente bem. Na verdade, não é bem assim. É um composto de coisas, algumas são previsíveis e outras não.”

4. Conquistar clientes é fácil

“Convencer uma pessoa a deixar uma outra empresa que ela já conhece, que utiliza os serviços, não é fácil. Ainda mais para uma empresa que está começando e não tem uma reputação”, alerta a especialista. “Na verdade, às vezes, demora de 6 meses a 1 ano para conseguir o primeiro cliente.”

5. Entrar em uma incubadora é garantia de sucesso

“A incubadora aumenta muito as chances de a empresa dar certo, porque tem um acompanhamento de pessoas mais experientes. Mas não conseguimos dar garantia, porque tem muitas coisas que dependem de fatores do mercado.”

6. Saber empreender é um dom. Não dá para aprender

“Pelo contrário. Conheci várias pessoas que empreenderam e quebraram, quebraram… Na terceira ou quarta vez, depois de tanto tomar porrada, conseguiram entender onde estavam errando.”

7. Startup é coisa para jovens

“Não. A gente tem um monte de exemplos, inclusive, existem estudos que mostram que a ideia média dos empreendedores é de 40 anos. Se você for lá no Cubo, todo mundo acha que vai encontrar um bando de jovenzinhos. Não, a maioria passou dois 35 anos”.

8. É preciso ter uma grande ideia para empreender

“Não é verdade. O Spoleto fez sucesso porque trouxe a experiência do fazer a comida para o cliente, ainda que ele esteja realmente fazendo a comida. Tem algo de muito novo, não. Mas a sacada deles foi a seguinte: deixa eu trazer a experiência para o cliente para ver se ele gosta. Gostaram. Foi o que chamamos de inovação de processo”, exemplifica Leticia. “Grandes ideias transformam o mundo, mas são raras. Se você fizer com excelência o que o seu concorrente está fazendo, já vai sair ganhando e pode ser que seu empreendimento dê muito certo.”

9. Boas ideias surgem do nada

“Não. As grandes ideias surgem das péssimas experiências das pessoas. O empreendedor quer, na verdade, resolver uma dor, que pode ser dele ou dos outros”, comenta a especialista. “A vida é cheia de experiências e essas experiências podem fazer com que a gente tenha ideias. Talvez a primeira ideia não seja a melhor, mas vamos desenvolvendo e aperfeiçoando até se tornar uma coisa bacana.”

10. Quem empreende fica rico

“Não. Poucos ficam, muitos ficam em uma média e uma outra parte quebra. Eu diria assim, se fosse para pensar em um percentual, uns 25% quebram, 74% dos que passam pela incubadora ficam em uma média legal – e 1% milionário.”

Filipe Oliveira

Editor do #Trendings.

Recent Posts

Aprenda o que é comunicação assertiva

Entenda o que é e porque é importante saber adotar essa soft skill para o…

3 dias ago

Veja como fazer uma carta de apresentação para faculdade

Especialistas ensinam como estruturar e a escrever esse documento essencial para demonstrar as qualidades e…

4 dias ago

Entenda a importância da comunicação no ambiente de trabalho

Especialista explica porque falar com clareza e objetividade é uma competência de grande valor para…

1 semana ago

Como fazer análise SWOT

Especialista explica o que é, para que serve e como usar essa ferramenta de gestão…

2 semanas ago

10 dicas sobre como melhorar a comunicação com sua equipe

Especialista lista os principais pontos que um bom líder deve trabalhar para ser assertivo na…

2 semanas ago

O que é desenvolvimento pessoal

Entenda como a aquisição de competências pessoais pode beneficiar sua carreira e veja dicas para…

3 semanas ago

This website uses cookies.