fbpx
LOADING

Digite para procurar

MBA e pós-graduação: entenda as diferenças

Roberta De Lucca
Compartilhar

Diretor acadêmico de pós-graduação lato sensu da ESPM explica como são esses cursos de extensão acadêmica

Em algum momento da sua carreira o profissional, seja recém-formado ou atuante no mercado, vai precisar estudar para se atualizar. Frente a essa realidade, muitas vezes surge a pergunta sobre o que fazer para aumentar a especialização e o conhecimento – e também a dúvida quando a cursar uma pós-graduação ou MBA. O que nem todo mundo sabe, é que no Brasil ambos são praticamente a mesma coisa, mas com nomes diferentes, conforme afirma Edson Crescitelli, diretor acadêmico de pós-graduação lato sensu da ESPM. Confira a seguir as características da pós-graduação lato sensu e stricto sensu e do MBA:

Pós-graduação

A pós-graduação no Brasil se divide em stricto sensu e lato sensu:

Sricto sensu consiste em fazer doutorado e mestrado acadêmico ou mestrado profissional para formar pesquisadores com capacidade de desenvolver conhecimento, chamados doutores ou mestres.

Doutorado x mestrado

Doutorado gradua pesquisadores ou professores acadêmicos e requer o desenvolvimento de uma pesquisa inédita, cuja dissertação será apresentada para a graduação do futuro doutor. A duração média do curso é de quatro a cinco anos.

Mestrado se destina a quem pretende seguir carreira de docente e pesquisador em uma área de conhecimento específica. Já o mestrado profissional é voltado a pesquisadores que vão melhorar a qualificação das empresas estimulando a criação de tecnologias. Ambas especializações têm duração média de dois anos.

Lato sensu é um curso de no mínimo 360 horas, conforme determinado pelo governo brasileiro. Trata-se de um estudo mais instrumental e de especialização mais aplicada, capacitando o profissional para atuar no mercado.

Certificate
Relativamente recente no Brasil, a pós-graduação Certificate, com duração de 390 horas, funciona como um complemento do conhecimento, mostrando-se uma boa alternativa para quem deseja entrar com uma qualificação melhor no mercado de trabalho.

MBA

MBA é a sigla para Master Business Administration e foi criado para turbinar o conhecimento de quem trabalha no setor de administração. Chegou ao Brasil nos anos 1990 e com o tempo foi subvertido, passado a designar o aperfeiçoamento em várias áreas do saber. Se o curso tiver 360 horas ou mais, não tem diferença entre lato sensu e MBA. De acordo com Crescitelli “no mundo corporativo MBA tem mais valor pela denominação, porque é mais chique”. Ele explica que na ESPM o MBA se destina a profissionais com mais experiência.

MBA Executivo destina-se aos profissionais que já atuam no mercado há algum tempo e buscam um refinamento de seus conhecimentos para aumentar as suas habilidades profissionais.

Master é mais voltado a quem pretende se aperfeiçoar gestão empresarial e administrativa.

Quando cursar?

O professor Edson Crescitelli explica que a pós-graduação não tem momento certo para ser cursada. Mas se uma pessoa se formou em uma área mais generalista como Administração e quer trabalhar no segmento de Marketing vale a pena fazer uma pós ou Certificate logo depois da conclusão do curso. “O importante é escolher a pós certa, porque não adianta optar por um curso destinado a profissionais experientes”, explica. Nesse caso, o filtro é observar qual é o perfil do público alvo do curso e analisar a grade de professores, porque bons tutores são fundamentais para a formação.

Educação continuada

Depois da primeira pós o profissional deve ter em mente que quem quiser acompanhar o ritmo do mundo e se destacar, vai optar pela educação continuada enquanto estiver trabalhando, o chamado life long learning. Dessa maneira, ele vai procurar não apenas o aperfeiçoamento profissional e pode também estudar para mudar de carreira, algo que já deixou de ser tendência e já é realidade.

Quer ver mais conteúdos para impulsionar sua carreira?

Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *