Carreira

Veja quanto tempo dura uma pós-graduação

A pós-graduação deve ter a partir de 360 horas. Conheça algumas modalidades e o tempo médio de duração desses cursos

Às vezes, saber quanto dura uma pós-graduação pode ser o primeiro critério para quem necessita atualizar o currículo, programar-se para dar continuidade aos estudos e até mesmo prestar um concurso com base em uma nova titulação. 

Quanto tempo dura uma pós-graduação?

A pós-graduação, como o nome já antecipa, é todo curso universitário realizado depois da graduação formal que tenha a partir de 360 horas e seja reconhecido pelo MEC, distribuídas na quantidade de meses conforme estipula a instituição de ensino escolhida.

Além da carga horária, esses cursos possuem diferenças significativas que devem ser levadas em conta conforme o propósito de cada aluno. Confira o tempo de duração de cada modalidade:

Stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu destina-se a quem quer seguir a carreira acadêmica e dedicar-se à produção científica. Nessa categoria estão inclusos o mestrado (acadêmico e profissional), doutorado, PhD e o pós-doutorado. Normalmente exigem mais tempo presencial, com aulas tradicionais e grupos de estudo, conforme a faculdade.

1. Mestrado

Tanto o acadêmico quanto o profissional duram de 18 a 24 meses. São divididos entre disciplinas obrigatórias e optativas, além das atividades de orientação e escrita de dissertação para que os alunos se aprofundem em um tema de interesse, desenvolvendo uma produção teórica, com prática da habilidade acadêmica para ser professor ou pesquisador na área escolhida. Ambos podem chegar a 500 horas/aula, contando com outras atividades exigidas.

2. Doutorado

Com 720 horas distribuídas em até quatro anos, é o curso de pós com maior tempo de dedicação (24 a 48 meses). Em alguns casos, o estudante faz esse curso na sequência do mestrado (condição para entrar), aprimorando temas e habilidades das áreas específicas.

3. PhD (Philosophy Doctor)

Sigla que não é exclusiva da área de Filosofia, mas que designa qualquer doutorado realizado no exterior. Dura entre quatro e oito anos, dependendo da instituição e de suas especificações para o desenvolvimento de projetos, estágios e demais qualificações.

4. Pós-doutorado

Não tem duração fixa, pois é uma atividade de pesquisa científica feita após a conclusão do doutorado e não gera diploma. Permite que o estudante consiga maior desenvolvimento de suas pesquisas.

Lato sensu

Voltada para quem quer atuar no mercado de trabalho de maneira ainda mais qualificada, aprimorar-se ou especializar-se na área escolhida. Nessa modalidade, todos os cursos têm, no mínimo, duração de 360 horas, podendo ser concluídos entre 18 e 24 meses. 

1. Especialização

Indicada ao mercado de trabalho, para atualizar e aprimorar as carreiras dentro de uma área de conhecimento, com vistas à prática. Tem duração de ao menos 360 horas e pode ser concluída em um ano.

2. MBA (Master in Business Administration)

Destinado a profissionais da área de Administração com certa experiência (5 anos), aprofundando conteúdos do setor corporativo, negócios, projetos inovadores e de liderança, podendo durar entre seis meses e um ano e meio, conforme a instituição, para ter validade nacional (360 horas). Para a internacional são necessárias 480 horas-aula.

3. MBA Executivo

Para profissionais que já atuam no mercado há pelo menos 10 anos de experiência, que buscam mais desafios pessoais e profissionais, autodesenvolvimento e aprimoramento das competências. Duração mínima de 360 horas, podendo ser concluídos entre 18 e 24 meses.

4. Master

Variação do MBA voltada a gestores experientes e mais maduros, mas sem o foco na área gerencial e/ou administrativa (várias que vão além das citadas). Duração mínima de 360 horas, podendo ser concluídos entre 18 e 24 meses.

5. Certificate

Recente no Brasil, essa pós dura 390 horas, sendo indicada para quem está em início de carreira para complementar seus conhecimentos e entrar no mercado com uma melhor qualificação.

Quer ver mais conteúdos para impulsionar sua carreira?

Patrícia Rodrigues

Jornalista colaboradora do Trendings.

Recent Posts

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

1 dia ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

4 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

5 dias ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

2 semanas ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

2 semanas ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

3 semanas ago

This website uses cookies.