Nos próximo 5 anos, as novas profissões serão majoritariamente nas áreas de tecnologia e transição verde. Essa é a projeção apontada pelo relatório O Futuro dos Empregos 2023, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, que prevê que um quarto das profissões do mundo mude nesse período.
O estudo ouviu 803 empresas de 27 setores em todo o planeta e a conclusão é que a tecnologia e a digitalização devem provocar um crescimento de 65% na oferta de emprego nessas áreas. Até 2027 a expectativa é que haja um aumento de cerca de 30% de vagas para analistas e cientistas de dados, especialistas em big data, machine learning, IA e segurança digital.
Diante desse panorama as empresas já estão de preparando, pois estima-se que 42% das corporações ouvidas no estudo treinem seus funcionários para trabalhar com IA e big data.
Uma das áreas com maiores possibilidades de crescimento é o e-commerce, com uma expectativa de 2 milhões de funções, entre elas as especializações em transformação, estratégia e marketing digital, por exemplo. Na outra ponta, atividades como caixas de banco, serviços postais, atendentes e outras funções administrativas, incluindo secretariado, devem ter cada vez menos demanda.
Sustentabilidade, questões climáticas e transição verde são segmentos com novas oportunidades de trabalho para funções como engenheiros de sistemas de instalação de energia solar e engenheiros de energia renovável. O estudo também sugere um crescimento de 33% na atuação de especialistas em sustentabilidade e de 34% de profissionais de proteção ambiental – isso significa cerca de 1 milhão de empregos nesses setores.
A pesquisa ainda aponta os segmentos agrícola e de educação com elevados índices de oferta de emprego. Serão geradas cerca de 4 milhões de vagas para operadores de equipamentos agrícolas, niveladores e separadores, entre outras funções. Na área da educação, a projeção é de uma oferta de 3 milhões de empregos para professores de todos os níveis.
Confira as 10 profissões que estão crescendo mais rapidamente, segundo o relatório O Futuro dos Empregos 2023, publicado pelo Fórum Econômico Mundial: