fbpx
LOADING

Digite para procurar

Compartilhar

Professor de cursos de extensão da ESPM explica esse conceito, para que ele serve e por que esse tipo de investimento pode ser vantajoso para as empresas 

Como preparar uma empresa para lidar com inovações tecnológicas e as consequentes transformações do mercado? Uma das respostas para essa pergunta é o business agility. Para entender o que isso significa, quais são as suas aplicações e quais são as vantagens desse tipo de estratégia para as empresas, a equipe do Trendings conversou com Felipe Corrêa, professor de cursos de extensão da ESPM. Confira o que ele disse: 

O que é business agility?

Business agility é um conceito que diz respeito à implementação de estratégias consideradas ágeis dentro de diferentes empresas. De acordo com o professor, os objetivos desse tipo de estratégia envolvem desenvolver a capacidade de antecipar e se adaptar de maneira rápida e efetiva às transformações do mercado e às novas tecnologias, permitindo que as empresas criem soluções para suprir demandas inesperadas.  

“O business agility vai muito mais na linha de conceitos, de mindset que as pessoas precisam adotar, que precisa ter enraizado para que o negócio dela flua com mais agilidade, com mais rapidez, com mais adaptabilidade para o mercado, para atender as inovações”, afirma. “Envolve muito mais do que a criação de metas e objetivos, mas passa por melhoria de processos, melhoria de pessoas, com o fim de ser um resultado. No final das contas, essa mentalidade que a gente acaba colocando ali é para a obtenção de resultado.”  

Para que serve?

Segundo o especialista, business agility é um modelo de organização que pode proporcionar, entre outras questões, uma maior adaptabilidade da empresa às mudanças do mercado e a obtenção de respostas mais rápidas. “Principalmente para empresas que pensam em pesquisa, inovação, serviços, um produto para o cliente, se você precisa e você tem muita adaptabilidade ao mercado, precisa de respostas rápidas, essa é talvez a melhor abordagem”, comenta.  

Infográfico sobre os propósitos do business agility

Infográfico sobre os propósitos do business agility Fonte: Business Agility Institute

Como implementar essa estratégia?

Felipe explica que não existe um passo a passo de como implementar o business agility. Porém, alguns dos caminhos para quem planeja investir nesse tipo de estratégia é fazer um diagnóstico dos pontos fracos da empresa e ir em busca de soluções para o que pode ser melhorado. “É necessário fazer essa autorreflexão e entender que é preciso encarar esses desafios”, diz. “Para trabalhar e o seu negócio ser ágil, a cultura da falha tem que ser muito ligada à aprendizagem, e não à punição”, pontua.  

“Quando a gente fala de inovação e de desenvolvimento de novos produtos, basicamente, a gente tem um desejo de onde a gente quer chegar, mas a gente não sabe o caminho que a gente precisa seguir. Então, a gente precisa ir aprendendo ao longo do caminho, ao longo do tempo, quais são as melhores oportunidades, a equipe a se desenvolver.” 

Quais as vantagens para as empresas?

De acordo com o profissional, empresas que escolhem investir em business agility otimizam seus processos internos, conseguem dedicar mais tempo aos seus respectivos clientes e alcançam os seus resultados de forma mais rápida e efetiva em relação a outros métodos de planejamento considerados mais tradicionais. “Eu diria que, em um primeiro momento, pode ser um investimento de arrumar a casa. Mas, em um segundo momento, pode ser até de redução de custos, de processos internos que podem ser eliminados, pessoas mais engajadas”, afirma.  

“Às vezes, nós temos processos burocráticos que custam, mas, como a gente não quer mexer, então vamos deixar ali. Mas, quando nós refletimos se aquele processo é realmente necessário, às vezes, nem é. E, quando você tira esse processo da sua empresa, pessoas, tempo, tudo pode ser economizado. No final das contas, a gente acaba falando de dinheiro também”, finaliza.  

Quer ser aprofundar no tema?

Felipe Corrêa ministrará o curso Business Agility – Planejamento Estratégico Flexível, Colaborativo Assertivo na ESPM. 

Tags:
Carolina Ferraz

Repórter do Trendings

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *