Você sabe o que são KPIs e qual é a sua importância? KPIs (Key Performance Indicator) são indicadores de performance que medem o desenvolvimento e o resultado do negócio a partir das metas estabelecidas em uma campanha. Toda empresa deveria trabalhar com indicadores de monitoramento, já que eles são o termômetro do desempenho do negócio e, portanto, ferramentas fundamentais.
O acompanhamento do trabalho afere se o que está sendo desenvolvido vai chegar na meta e os KPIs ajudam a comparar o que foi pretendido e o que está sendo realizado. Assim, funcionam como etapas que dão o norte para atingir o objetivo. “Se a meta é crescer 20% em vendas em 2023, os KPIs são métricas que atuam como pequenos passos semanais ou mensais que orientam como a empresa deve performar para vender um porcentual a mais por semana para fechar o ano com 20% de crescimento. A meta é a maneira que a empresa trabalha para quantificar o objetivo”, explica Roberta Krause, professora da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM e fundadora da RK Consultoria em Marketing.
As métricas de KPIs mostram o desempenho do negócio e da campanha. “É importante definir os KPIs na etapa de planejamento de marketing e comunicação do projeto para criar um link entre meta e métricas, que dão um suporte para a equipe escolher em que direção vai, se os canais de comunicação precisam mudar e até se o produto precisa de adaptação.”
Independentemente de venda online ou em loja física, as empresas têm que ter as metas, as métricas e os objetivos bem planejados. Para construir as métricas, recorre-se às metas SMART:
A avaliação da comunicação digital usa o índice ROAS, que mede o retorno sobre investimento em publicidade. Normalmente, tende a ser um número absoluto que mostra o quanto a empresa vende conforme investe em mídia. O cálculo é simples: o ROAS soma o volume de vendas no período e divide pela verba de mídia.
O CAC indica quanto a empresa gastou para trazer um novo cliente. O valor total do que a corporação investiu em uma campanha é divido pelo número de novos clientes e o resultado é o custo de cada pessoa.
A empresa não olha apenas para os novos clientes. Também cuida dos antigos usando o LTV, que consiste em calcular o quanto de lucro uma pessoa pode trazer para a empresa enquanto ela for cliente da marca. Dependendo dos resultados, planejam-se ações de reaproximação, como envio de e-mail marketing com ofertas customizadas, cupom de desconto de aniversário e outros mimos.
Nas campanhas onde o foco é vender, o CPC é o KPI que mostra o volume de cliques em um banner ou anúncio. O CPC indica quanto a empresa pagou para cada clique no anúncio alocado em um site ou portal. Se foram gastos 10 mil reais e houve 100 cliques em um anúncio em determinado portal e 1.000 cliques no mesmo anúncio em outro portal, as contas mostram que vale mais a pena trabalhar a campanha onde o CPC é menor.
A professora explica que existe uma métrica essencial para monitorar a venda de produtos por assinatura, chamada Churn Rate. Ela avalia o volume de pessoas que compraram a assinatura recorrente de um produto e qual é a taxa de cancelamento, que não pode ultrapassar o porcentual determinado pela empresa.
Criar metas e medir o desempenho da empresa reduzem chances de fracasso. Por isso há tantas corporações trabalhando com KPIs e métricas de marketing. “Os profissionais de business inteligence e marketing olham para o que o mercado fornece, analisam os dados dos KPIs e cruzam as informações para saber o que está acontecendo ou aconteceu e planejar novos direcionamentos, se necessário, sempre visando a meta proposta pela empresa”, conclui Roberta.