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13 comportamentos que um chefe jamais deve ter com seus funcionários

Roberta De Lucca
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Especialista em gestão de competências explica porque um líder não deve ter determinadas atitudes no trabalho

Quem ocupa um cargo de chefia é como o operador do GPS no trabalho. É quem distribui as tarefas, organiza as incumbências e administra as pessoas. Uma vez sentado na torre de comando, esse profissional tem de assumir algumas posturas e, principalmente, não pode ter condutas que trazem reflexos negativos para o clima da equipe e o trabalho como um todo. Fatima Therezinha Motta, professora dos cursos de MBA, pós-graduação e de férias da ESPM nas áreas de Liderança, Gestão de Competências e Fator Humano, listou os principais comportamentos que um chefe não deve ter.

1. Chamar a atenção em público

Em primeiro lugar essa atitude denota falta de respeito. O chefe expõe a pessoa a uma situação delicada e às vezes ela não tem como se explicar ou se defender na frente da equipe. Outro aspecto é que o líder está falando a partir do seu olhar diante da situação. Isso é ruim não só para o colaborador mas para quem assiste, porque a impressão que fica é: “se ele faz isso com o outro, pode fazer comigo a qualquer momento”.

2. Se projetar nos outros

É um erro projetar na equipe as mesmas características que desempenha individualmente no trabalho e fazer exigências descabidas. Um líder perfeccionista não pode querer que seus subordinados sejam impecáveis como ele se julga. Ele precisa se conhecer para perceber quando sobrepõe a sua personalidade e o seu ego às ações dos colaboradores.

3. Mentir para a equipe

Se o chefe mente para a equipe ele rompe a relação de confiança. É muito mais honesto dizer aos colaboradores que não pode passar mais informações sobre determinado assunto. Afinal, se o líder fala uma inverdade que acaba vindo à tona depois, sua credibilidade é afetada.

4. Não dar satisfação

Deixar de incluir pessoas da equipe em uma reunião ou projeto e não as avisar pessoalmente cria um clima de exclusão. O funcionário não se sente importante e fica desestimulado. No futuro, esse indivíduo pode demonstrar falta de comprometimento com o trabalho e o vínculo entre ele e o líder vai se perdendo.

5. Privilegiar algum integrante da equipe

Não cabe ao líder ter preferências pessoais de gostar mais de um ou de outro colaborador. É claro que há casos de maior identificação com algumas pessoas, de mais facilidade de contato, mas quando precisa informar a equipe sobre algo todos devem receber a mensagem de maneira igual, sem ninguém ter informação privilegiada. É importante estar atento, porque às vezes essa ação é inconsciente.

6. Reclamar constantemente

O líder que se queixa de posicionamentos da empresa ou de seus superiores para a equipe desmotiva os colaboradores na execução do seu trabalho. Outro fator é que a fala do chefe vem de uma perspectiva diferente da dos colaboradores. Na reclamação, fica muito clara a fraqueza do líder e isso dificulta ele cobrar comprometimento e engajamento da equipe.

7. Perder o foco

Com o trabalho híbrido, em que precisa acompanhar quem está na empresa e em home office, o líder deve manter o foco da equipe como um todo. Precisa coordenar o trabalho de maneira geral e investir o mesmo tempo para todos, seja em reuniões semanais de check-in em grupo ou individuais. Isso fortalece as relações e ajuda a conduzir o funcionário para onde ele tem que ir.

8. Usar pombo correio

Jamais falar para um terceiro aquilo que deveria ser dito diretamente para alguém, esperando que a mensagem chegue ao sujeito. A falta de coragem do líder, de se posicionar frente a uma situação, reflete fraqueza. Além do quê, o recado pode não ser passado e ficar uma coisa no ar.

9. Não dar feedback

O líder não deve se negar ou deixar de dar feedback aos membros da equipe e tampouco ser avesso a receber feedback. Tem de estar sempre pronto para dar e receber avaliação dos seus superiores e jamais se justificar, já que a opinião do outro é uma visão particular sobre o seu comportamento ou trabalho.

10. Deixar de se atualizar

Quem lidera não pode parar de estudar, de se desenvolver e de ser curioso em relação às mudanças que acontecem no Brasil e no mundo. Ao contrário, é necessário estar antenado a tudo. Um chefe estagnado em conhecimento passa para a equipe a imagem de que não é importante se atualizar, quando o correto é justamente o oposto. Afinal, quem aprende ajuda a ensinar.

11. Ser mau humorado

Tocar a equipe na base do mau humor e levar os problemas pessoais para o trabalho é contraproducente. O líder precisa ter maturidade para separar as coisas e, se for o caso, avisar a equipe que não está num bom dia. Tem que aceitar a sua viulnerabilidade e tomar cidado para que isso não contamine a equipe.

12. Não se portar como chefe

Quem lidera precisa sentar na cadeira do chefe e assumir a postura de coordenador, inclusive de quem já foi seu colega de cargo. Um gerente que comanda supervisores não pode ficar no mesmo patamar que eles. Cada vez que sobe de cargo, tem que acompanhar essa subida.

13. Falta de autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental para quem ocupa um cargo de liderança. Isso ajuda a reconhecer as próprias fraquezas e a saber usar suas forças. Existem vários caminhos para se conhecer, desde praticar meditação, fazer curso de eneagrama — para descobrir seu tipo de personalidade — e aderir à psicoterapia ou psicanálise, por exemplo. Essas ferramentas ajudam a se fazer uma pergunta que vale ouro: “Por que estou fazendo o que estou fazendo?”.

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Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

1 Comentários

  1. Osvaldo Isaac Valente 29 de julho de 2023

    Gostei e gostaria de saber mais

    Responder

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