LOADING

Digite para procurar

6 dicas para liderança em home office

Filipe Oliveira
Compartilhar

Especialista em liderança e cultura digital diz o que é preciso para preservar a cultura organizacional e manter a equipe unida, motivada e produtiva

Com a pandemia de covid-19, o sonho do home office se tornou realidade em muitas empresas. Mas, apesar dos bons resultados de produtividade – que já fazem organizações considerarem adotar o trabalho remoto permanente – essa experiência tem sido desafiadora para lideranças. Afinal, como preservar a cultura organizacional, marcar presença no dia a dia da equipe e manter o time unido trabalhando à distância?

Para tentar responder essas perguntas, consultamos Marcia Marques Portazio, professora de Liderança e Cultura Digital da pós-graduação da ESPM. Confira a seguir algumas dicas da especialista que vão te ajudar a liderar o time remotamente:

1. Gerenciamento e liderança andam juntos

“Gerenciamento é tudo o que diz respeito a execução das tarefas. Liderança é tudo o que diz respeito a questão dos relacionamentos. O líder tem que ser um bom gestor e ser capaz de fazer um bom trabalho de liderança no quesito relacionamento. Isso sempre foi importante, mas em tempos de home office é imprescindível”.

2. Estimule o trabalho em equipe

“Coloque as pessoas para trabalharem juntas, em duplas, trios ou quartetos. Faça com que elas tenham a oportunidade de conversar e trocar ideias. Assim, você cria um ambiente de interação não só nos momentos de reunião, mas também na execução das tarefas”.

3. Não atrapalhe o seu time

“O líder não precisa enviar mensagem no WhatsApp toda hora, telefonar e marcar reunião com a equipe o dia inteiro. Se fizer um bom gerenciamento das tarefas, vai naturalmente ter o contato na medida certa com as pessoas”.

4. Dê autonomia aos funcionários

“Não podemos ir ao home office com a mentalidade do escritório, querendo que a pessoa fique oito horas conectada e criando mecanismos de controle para ver se ela está conectada das 8h às 17h. Será que é mais importante que ela fique oito horas conectada ou que o tempo que ela estiver conectada seja produtivo?”.

5. Não deixe a cultura se perder 

“É muito fácil para a equipe se distanciar dos valores, visão e da cultura organizacional. O líder tem que ficar muito atento nessa questão do compartilhamento da visão, da difusão dos valores e dos princípios.”

6. Abra espaço para conversas 

“Se você tiver alguém da sua equipe em home office, que está tendo crises de ansiedade, pânico ou insônia por causa do medo e da incerteza, obviamente isso vai afetar a produtividade. O melhor presente que um líder pode dar neste momento para as pessoas é dar espaço para se falar sobre os sentimentos negativos. Quando as pessoas conversam sobre isso, geram um sentimento de união muito grande. Isso traz essa sensação de que estamos fazendo algo para enfrentar essa ameaça que está nos atacando”.

Tags:
Filipe Oliveira

Editor do #Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *