fbpx
LOADING

Digite para procurar

8 ferramentas de gestão que você precisa conhecer

Patrícia Rodrigues
Compartilhar

Conheça metodologias e softwares que auxiliam no planejamento, organização, comunicação e auxiliam os gestores a tomar decisões 

Como o próprio nome adianta, as ferramentas de gestão são recursos que agilizam algumas ou muitas tarefas das diferentes etapas do trabalho — do planejamento ao feedback.

“Porém, é importante destacar que são ‘auxiliares’”, reforça Jorge Fernando Dietrich, coordenador da Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing da ESPM em Porto Alegre.  “Elas ajudam a fornecer informações, aprimorar o planejamento e a comunicação do time, entre outros processos. Mas não dão respostas”, alerta.

Fundamentais para aprimorar as metodologias de trabalho em suas diversas fases, valendo para todas as áreas e organizações de qualquer tipo e porte, as ferramentas de gestão ainda apontam e ajudam a identificar onde estão os gargalos, de modo a tornar mais rápidos os processos, a encontrar soluções e a fornecer subsídios e dados para a tomada de decisões estratégicas.

Como resultado, desde que bem utilizadas, esses “auxiliares” das equipes trazem maior eficiência, produtividade e melhorias em todas as etapas de produção que, consequentemente, refletem nos resultados.

“Podem ser implantadas uma ou duas delas, mas é importante deixar claro que isso não significa que o trabalho termina por aí”, explica Dietrich. “Um líder precisa estabelecer momentos de controle, saber medir a eficiência e a eficácia desse planejamento, além de considerar dentro dessas metodologias as revisões, alterações, mudanças de rotas e feedbacks”, acrescenta.

Conheça 8 ferramentas de gestão

1. Metodologia IDiP

Metodologia dedicada ao relacionamento com clientes, criada por Don Pepper e Martha Rogers. A sigla define as etapas importantes desse processo (identifica, define, interage e personaliza) e a grande vantagem oferecida aos gestores é poder classificar os consumidores, relatando as diferenças entre eles, sinalizando as melhores formas de interação e, por fim, personalizando as ações a serem tomadas.

2. Matriz importância x desempenho

Ferramenta de controle, que considera não só o cliente e a concorrência, mas reunindo fatores-chave para o sucesso do negócio dentro do seu segmento. A partir do mix de resultados mostra o posicionamento da organização em relação ao cliente e à concorrência.

3. Balanced Scorecard (BSC)

Começou em grandes indústrias, mas seu modelo pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio, uma vez que distribui os objetivos e os indicadores de metas em diferentes perspectivas (financeira, cliente, processos internos e aprendizado). Na prática, a implementação dessa ferramenta não foca apenas na empresa e seus resultados — mas que o sucesso deve estar diretamente ligado ao desenvolvimento de colaboradores, dos recursos e também do cliente.

4. SWOT

Amplamente conhecida, a SWOT (também chamada de FOFA em português) é utilizada para que as diferentes organizações possam identificar forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). Não é destinada à análise, mas para oferecer dados que possam ser interpretados para ajudar na tomada de decisões.

5. 5W2H

A partir de uma lista respondendo os 5 Ws em inglês (What – o que será feito? Why – por que será feito? Where – onde será feito? When – quando será feito? Who – por quem será feito?) e dos 2 Hs (How-como e How much – quanto vai custar), a empresa reúne respostas para estabelecer ações e medidas (preventivas ou corretivas) necessárias para que os objetivos do negócio sejam alcançados. Essas “tarefas” precisam ser executadas de forma organizada, clara, simples e prática. Essa ferramenta de gestão pode ser aplicada em qualquer área da vida.

6. Business Model Canvas

Para o planejamento estratégico, essa ferramenta utiliza nove blocos visuais pré-formatados que permitem melhor conceitualização e identificação do negócio, mostrando, de forma clara, todas as operações, fluxos e processos, bem como o modo de atuar e a geração de valor. As imagens representam ações que explicam proposta de valor, clientes, canais, relacionamento, atividade-chave, recursos necessários, parcerias, fontes de receita e os custos para que tudo funcione.

7. Sistemas de Business Intelligence

Softwares que fazem a captura e coleta de dados (por meio de apps, infraestrura etc.) para fazer análises as que ajudam na tomada de decisões baseadas em informações concretas.

8. Salesforce

Para o gerenciamento de relacionamento entre empresas e clientes por meio de uma plataforma integrada, que mostra uma visão única e personalizada de cada um deles a todos os departamentos.

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Tags:
Patrícia Rodrigues

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *