fbpx
LOADING

Digite para procurar

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Wenderson Matheus
Compartilhar

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de tarefas pelo ChatGPT e outras IAs  

Você sabe o que são prompts? Tratam-se de comandos que passamos para a inteligência artificial (IA) executar determinadas tarefas. Esse foi o tema do episódio #50 do Lifelong Cast, podcast da ESPM sobre o futuro do trabalho e dos negócios. O programa contou com a participação de Edney Souza, professor da ESPM e conselheiro de inovação e tecnologia. 

O que são os prompts?

De acordo com Edney, prompts são os comandos ou instruções que passamos para as IAs executarem uma tarefa. Um redator, por exemplo, pode pedir para que o ChatGPT crie um texto com determinadas informações e seguindo uma linguagem específica. A qualidade do resultado do que a inteligência artificial entregará, está diretamente ligada a forma com que foi demandada por meio do prompt.  

Por qual motivo teremos que aprender a criar prompts

A inteligência artificial estará cada vez mais presente no mercado de trabalho. E saber criar prompts será fundamental para os profissionais de diferentes áreas utilizarem a tecnologia ao seu favor.  

“Com o prompt, você acaba muito mais rápido [seu trabalho] e com mais qualidade. Você faz um prompt informando que quer um texto sobre determinado assunto e ele solta o texto, mas é você que faz a curadoria do que faz sentido ou não entrar”, comenta o conselheiro de inovação e tecnologia da ESPM.  

3 dicas para criação de prompts

1. Use a criatividade imaginativa 

Criatividade imaginativa é pensar o que colocar no prompt e lembrar que toda vez que você precisar de algo de texto a IA pode te auxiliar de alguma maneira. Então, sua imaginação é o limite, sabendo que com ela você pode formular jeitos melhores da inteligência artificial abordar o assunto.  

2. Tenha pensamento crítico 

O pensamento crítico é uma ótima ferramenta para o funcionamento dos prompts, porque se você recebe tal resposta sem sequer analisar, não vai se atentar aos detalhes ou aos possíveis erros daquela saída. Então, é necessário ter um olhar atento com o que a IA traz no seu resultado e se foi exatamente aquilo que você pediu.  

“Para isso, ao final de um prompt, vale colocar para a IA justificar ou explicar sua resposta. Esse é um jeito de verificar o que você vai usar ou não, tendo mais independência sobre a inteligência artificial e qual conteúdo ela está produzindo para você”, diz Edney. 

3.  Peça outras ideias para a IA 

Sempre que você for finalizar o assunto com a IA, é importante que deixe um espaço para obter uma explicação final, seja de tópicos que não foram abordados ou temas que não entraram no texto. Para isso, você deve colocar “Me mande outras ideias que você considera úteis para melhorar o texto” ou “Você pode me mandar outros tópicos que possa lembrar na reunião?”. Com isso, fica em aberto para o ChatGPT colocar tudo que ele acha útil no final da conversa.  

Tags:
Wenderson Matheus

Repórter colaborador do Trendings

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *