fbpx
LOADING

Digite para procurar

Para que serve o mestrado? Entenda e veja sua importância

Patrícia Rodrigues
Compartilhar

Essa pós-graduação aprimora o conhecimento para atuar na área acadêmica, de ensino ou pesquisa, ou ainda aplicar novas descobertas aos ambientes de negócios 

A rápida evolução do mercado exige que os profissionais invistam em especialização e atualização constantes após a graduação. Se o objetivo é a aprimorar competências para atuar na área acadêmica, de ensino ou pesquisa, a primeira opção é o mestrado, que faz parte do modelo de pós-graduação stricto sensu. Além disso, se a intenção é aplicar esse conhecimento em soluções inovadoras e práticas para os negócios, o aluno pode optar pela versão profissional. Veja 6 perguntas e respostas sobre essa modalidade e entenda para que serve o mestrado: 

1. O que é mestrado?

A modalidade é um dos tipos de pós-graduação stricto sensu (para ser pesquisador), podendo ser acadêmico (professor, por exemplo) ou profissional (conhecimento aplicado ao mercado). Assim como as demais pós, o mestrado é realizado depois da graduação formal, sendo reconhecido pelo MEC e tendo a partir de 360 horas, distribuídas na quantidade de meses conforme estipula a instituição de ensino escolhida.  

2. O que precisa para fazer um mestrado?

No Brasil, para ingressar nessa modalidade é preciso ter o diploma de ensino superior de uma faculdade reconhecida pelo MEC. O processo seletivo compreende análise do currículo, provas de conhecimentos gerais e específicos, teste de proficiência em um idioma estrangeiro, entrevista e apresentar uma proposta de projeto de pesquisa. 

Além do exame, algumas instituições de ensino, a exemplo da ESPM, oferecem aconselhamento para ajudar o interessado a escolher o curso mais adequado às necessidades e disponibilidade do aluno.  

3. Para que serve o mestrado?

Para quem se interessa em seguir a carreira acadêmica, atuando como professor ou pesquisador na área escolhida e também os que querem trazer novas soluções ao mercado a partir de pesquisas inéditas. Além da importância do conhecimento e de sua aplicação para a sociedade, quem faz uma pós apresenta um grande diferencial no mercado de trabalho: pode ganhar, em média, 350% a mais do que quem tem o ensino médio, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) 

4. Quanto tempo dura um mestrado?

A carga horária de 360 horas deve ser distribuída ao longo de 18 a 24 meses e os conteúdos são divididos entre disciplinas obrigatórias e optativas, além das atividades de orientação e escrita de dissertação. Em alguns casos, pode chegar a 500 horas/aula, contando com outras atividades exigidas. 

5. Como funciona o mestrado?

O aluno deve se aprofundar em um tema de interesse, desenvolvendo uma produção teórica, com prática da habilidade acadêmica para ser professor ou pesquisador. No final de todo o processo, deve reunir esse conhecimento em um texto de dissertação, com apresentação para uma banca especializada. No caso do mestrado profissional, o objetivo principal é aplicar na prática esse conhecimento no mundo corporativo. 

6. O que é um mestrado profissional?

Enquanto o acadêmico se destina a seguir carreira de docente e pesquisador em uma área de conhecimento específica, o profissional é voltado a pesquisadores que vão estudar o tema com a expectativa da aplicação prática para a solução de problemas reais, para melhorar a qualificação das empresas e estimular a criação de tecnologias. Ambos duram, em média, dois anos. Porém, essa formação é ideal para quem já tem maior experiência na carreira, estando mais apto para desenvolver estratégias de maior complexidade.  

Tags:
Patrícia Rodrigues

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *