A comunicação organizacional é toda e qualquer ação que reforce a imagem da empresa diante de seus stakeholders. Para entender como funciona esse processo de interação nas organizações, falamos com a Ana Fleck, professora do ESPM LifeLab. Veja mais:
Comunicação organizacional é um processo de informações que são trocadas ou disseminadas dentro de uma empresa. “A comunicação organizacional envolve todos os níveis hierárquicos e todas as pessoas dentro de uma organização. Ela é fundamental para a coordenação de todas as atividades, para a promover a cultura da empresa e para um trabalho mais eficiente”, explica Ana.
Segundo a professora, a comunicação organizacional tem a parte interna e externa. Entenda melhor cada uma:
A comunicação externa ocorre para fora do ambiente organizacional. Ela trata toda comunicação direcionada para os públicos externos de interesses, incluindo clientes, fornecedores, parceiros e alguns outros stakeholders.
Para a professora, dentro da comunicação organizacional existem cinco funções: informativas, motivacionais, monitoramento, de inovação e a cultural.
1. Função informativa: a função informativa é responsável por disseminar as informações sobre política, regras, protocolos, mudanças, metas e estratégias.
2. Função motivacional: a função motivacional é a que promove o engajamento e a motivação dos colaboradores.
3. Função de monitoramento: a função de monitoramento avalia o desempenho e as tarefas dos colaboradores e assegura que os resultados sejam alcançados de acordo com os objetivos
4. Função de inovação: a função de inovação se dá em trazer novas ideias, melhorias e modificações para todos os setores da empresa.
5. Função cultural: a função cultural transmite e reforça os valores, orienta as normas e as crenças. Ela é uma função tanto para manter ou mudar a cultural organizacional de uma empresa.