fbpx
LOADING

Digite para procurar

Compartilhar

Economia sustentável é sobre dinheiro, negócios e sustentabilidade. Entenda como funciona e de que forma ela beneficia as pessoas e o planeta 

Você faz ideia do que é economia sustentável? Para uma empresa fazer parte desse movimento, ela deve adotar não só produtos e serviços sustentáveis, mas ações que permitam o crescimento dela sem causar danos ao meio ambiente. 

“Muitas organizações acham que é somente fazer um produto ou um serviço que seja ambientalmente correto, como por exemplo, um produto que emite menos carbono. Mas é também aquela empresa que tem uma gestão sustentável dentro do ESG”, explica Marcus Nakagawa, professor de ESG e coordenador do CEDS (Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental) 

O que é economia sustentável?

Está ligada a empresas que, além do lucro, visam ter mais consciência sobre suas atividades e sobre os recursos naturais.  Economia sustentável é você desenvolver produtos e serviços que sejam mais sustentáveis e que levem em consideração as questões ambientais, sociais, de governança e que tenham como base os objetivos do desenvolvimento sustentável, comenta o coordenador do CEDS.  

Como a economia sustentável ajuda as empresas?

Há inúmeros benefícios. Entre eles, ganhos em inovação, de imagem e crescimento no mercado. O negócio sustentável atrai os stakeholders e mostra que a empresa não visa apenas o lucro, mas também procura ajudar na preservação do meio ambiente. “Cada vez mais os consumidores estão ficando conscientes dos impactos negativos gerados pelas empresas, seja ambiental ou socialmente. Empresas que não estão ligadas a isso, tem impactos negativos em seu capital e em seus produtos e serviços”, comenta Nakagawa.  

Quais são as vantagens da economia sustentável?

A economia sustentável traz novas perspectivas em relação à economia convencional. Esse modelo econômico diminui a desigualdade social, por conta das novas oportunidades de emprego, com vagas no setor de energia renovável, transporte limpo, agricultura e tecnologia. A vantagem da economia sustentável é ter um olhar com cuidado para o meio ambiente e ver a economia, capitalismo, venda, compra de produtos e serviços de uma forma mais justa, mais inclusiva, e que leve em consideração os 5Ps (prosperidade, planeta, pessoas, paz e parcerias)”, diz o professor 

Desafios da economia sustentável

Para implementar uma economia sustentável é preciso investimento e adaptação. Não basta apenas analisar o setor econômico do país, é necessário investir em tecnologias, inovações e a população começar a ter prática sustentável no dia a dia. “Os desafios são entender o que é essa economia sustentável, colocar em prática os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, tangibilizar o processo sustentável na fabricação de produtos e serviços. É também criar indicadores para as questões do ESG, criar normas, políticas, legislações internas e governamentais para os produtos mais sustentáveis”, observa Nakagawa   

Como o futuro será impactado pela economia sustentável?

Segundo o professor da ESPM, o futuro deve ter menos carbono, menos injustiça social, menos poluição, buscando assim, um planeta melhor, mais sustentável, inclusivo, que tenha parceria e prosperidade.  

Tags:
Wenderson Matheus

Repórter colaborador do Trendings

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *