Ponto de Vista

O futuro da experiência de marca com o metaverso

Com a tecnologia em fase de maturação, gestores de marca precisam se concentrar fortemente na identificação correta das personas, cruzamento das jornadas, definição dos OKR e KPI relacionados a branding, experiência e vendas

O tema não é tão novo assim, mas, com a mudança do nome do Facebook para Meta, houve um burburinho do mundo corporativo. O que muitos não sabem é que, em 1992 a expressão metaverso foi utilizada pela primeira vez na publicação do livro Snow Crash, do autor Neal Stephenson. A narrativa da obra mostrava a possibilidade das pessoas em “fugir” para um mundo digital paralelo diferente de sua realidade atual. Ou seja, elas poderiam adentrar um metaverso e se ausentar da vida cotidiana.

Se pararmos um pouco e refletirmos, as redes sociais nos treinaram para isso. Em meu livro A sua marc@ no Digital, lançado em 2018, trago uma reflexão de que as pessoas se transformaram em fakes de seus próprios avatares e hoje, somos carne, osso e pixels. Ou seja, nas redes sociais podemos ser quem quisermos e criamos a persona ideal para nos mostramos ao mundo.

O que muda, então? Com o metaverso essas possibilidades de fuga são potencializadas, seja por questões psicossociais ou por puro entretenimento. E é aqui que entra as possibilidades mercadológicas de experiência de marca.

Vale relembrar que a experiência de marca está relacionada a qualquer percepção construída ao longo da jornada do cliente (antes, durante ou depois), podendo este, ter utilizado ou não uma determinada marca. O brand experience é um conjunto de estratégias desenvolvidas com o foco de aumentar a interação do cliente com o negócio visando o fortalecimento de marca, aumento de LTV (valor de tempo de vida), nível de satisfação e ticket médio de compra.

E como está o metaverso hoje?

De acordo com dados de um levantamento realizado pelo Kantar Ibope Media, divulgados pelo Uol, 6% dos brasileiros que usam a internet já transitam por alguma versão do metaverso. Segundo a Escola de Experiência do Cliente, a previsão de faturamento de negócios no metaverso até o ano de 2025 é de R$ 3 trilhões. Outro relatório do banco Citi, ao qual a IstoÉ Dinheiro teve acesso, mostra que esse universo atrairá cerca de cinco bilhões de usuários e pode chegar a faturamentos de US$ 13 trilhões até o ano de 2030.

A empresa norte-americana Nike, considerada a marca de roupas mais valiosa do mundo, anunciou a compra da RTFKT, uma empresa focada na produção de artefatos digitais para o universo meta. Já o Boticário, promoveu várias ativações no jogo de realidade virtual, Avakin Life, onde os jogadores podiam visitar a loja, resgatar recompensas e comprar produtos. Outra marca que vem investindo neste ambiente é a BMW, que recentemente lançou um carro elétrico no metaverso. O que todas essas ações têm em comum? Elas estão restritas a uma camada da sociedade, mas, com o passar dos anos estará acessível a grande massa.

O que esperar do metaverso até 2030?

Para a Gartner, consultoria internacional, o metaverso está na sua fase emergente e será aprimorado até o ano de 2024. A partir de 2025, o metaverso entrará em sua fase avançada com a combinação de jornadas cruzadas mais sofisticadas, onde será possível integrar sistemas de compras, relacionamentos, ações de cross sell, CRM, RPA e entrega 100% automatizadas. Porém, a maturação da tecnologia, ocorrerá de fato a partir do ano 2029 com o amadurecimento da economia virtual.

Com o metaverso na sua fase de maturação, gestores de marca precisam se concentrar fortemente na identificação correta das personas, cruzamento das jornadas, definição dos OKR e KPI relacionados a branding, experiência e vendas. Nos próximos oito anos enxergaremos a evolução orgânica deste universo e o que hoje é estranho, amanhã será normal.

E você, acredita no futuro do metaverso? A sua marca está preparada para essa experiência?

Quer se aprofundar em experiência do consumidor?

Em agosto, o autor deste artigo ministrará na ESPM o curso Gestão de Vendas com Foco em Experiência do Consumidor (CX)

Fernando Coelho

Doutorando em Gamificação. Professor da ESPM Rio. É também Colunista do Portal Mundo do Marketing. Atua como Palestrante e Mentor de Negócios focado em Experiência do Cliente. Autor do Livro Customer Experience Descomplicado, pela Editora Autores do Brasil e mais 4 obras de negócios.

Recent Posts

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

2 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

3 dias ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

1 semana ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

1 semana ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

2 semanas ago

Entenda o que é curso de extensão e seus benefícios

Você já fez um curso de extensão? Pretende fazer? Descubra para quem é indicado e…

2 semanas ago

This website uses cookies.