Carreira

5 dicas para o desenvolvimento pessoal

Confira a seleção dos pontos mais importantes para o aprimoramento pessoal feita por uma orientadora de carreiras

“Desenvolvimento pessoal se refere a tudo o que um indivíduo adquire de competências baseadas em dois pilares: comportamental e técnico”, explica Adriana Gomes, coordenadora nacional de Carreira e Mercado da ESPM. As competências técnicas dizem respeito às capacidades de uso de ferramentas que visam otimizar e melhorar o trabalho, como dominar os prompts da inteligência artificial, o Power BI ou falar outro idioma. Já as comportamentais estão relacionadas à comunicação interpessoal em diversos níveis. 

Trabalhar esses pilares é importante para qualquer profissional, porque o mantém alinhado com a evolução dos ferramentais e das necessidades do mercado e lapida as habilidades socioemocionais. Por isso, Adriana elencou 5 dicas que não podem faltar no radar de todos os interessados em investir em seu desenvolvimento. Confira: 

1. Esteja sempre atualizado

Tudo muda muito rápido e os profissionais que almejam fazer um bom trabalho ou uma mudança de cargo precisam acompanhar as novidades da sua área e se atualizar. Devem investigar o que o mercado pede de competências para uma determinada posição e se aprimorar por meio de cursos e outras graduações. 

2. Participe de grupos, comunidades ou associações

Uma maneira de ampliar a rede de contatos, se manter atualizado e contribuir com seu conhecimento é participar de associações em sua área. O profissional tem acesso a pesquisas, relatórios e estudos, participa de congressos, seminários e webinários e pode integrar grupos de pesquisa. 

A especialista também sugere se associar a clubes relacionados a seus gostos pessoais, como vinho, café ou outro tema, ou grupos de prática de esportes ou algum hobby. Tudo num clube temático aumenta o repertório de conhecimento e enriquece a convivência. 

3. Invista em um novo idioma

Falar inglês é mandatório, mas nem sempre é suficiente. Quem trabalha em empresa que tem relação comercial com países latino-americanos precisa falar espanhol. Dependo da atividade, vale investir em mandarim, já que corporações de praticamente todo o mundo têm acordos com a China.  

Mas a aprendizagem de uma nova língua também pode ser motivada simplesmente pelo interesse, como aprender turco para se comunicar minimamente em uma viagem de lazer, já que conhecimento nunca é demais. 

4. Cuide das relações

As pessoas passam mais tempo da sua vida no trabalho do que em casa e é importante que o clima no ambiente seja bom. Gentileza e escuta ativa são necessárias para qualquer profissional, independentemente de cargo ou função. Saber pedir, agradecer e ajudar dá leveza e cria uma atmosfera colaborativa. Também é importante aprender a ouvir os outros, exercitando uma escuta ativa de qualidade. 

5. Faça terapia

Cada vez mais pessoas entendem que terapia é uma porta de acesso a um processo de autoconhecimento conduzido por um profissional que ajuda o paciente a refletir com profundidade sobre seu comportamento e emoções diante de situações cotidianas. É uma oportunidade de ser ouvido por alguém que faça perguntas que tirem uma pessoa da sua zona de conforto para ampliar sua auto percepção 

Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Recent Posts

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

2 dias ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

6 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

7 dias ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

2 semanas ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

2 semanas ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

3 semanas ago

This website uses cookies.