“Desenvolvimento pessoal se refere a tudo o que um indivíduo adquire de competências baseadas em dois pilares: comportamental e técnico”, explica Adriana Gomes, coordenadora nacional de Carreira e Mercado da ESPM. As competências técnicas dizem respeito às capacidades de uso de ferramentas que visam otimizar e melhorar o trabalho, como dominar os prompts da inteligência artificial, o Power BI ou falar outro idioma. Já as comportamentais estão relacionadas à comunicação interpessoal em diversos níveis.
Trabalhar esses pilares é importante para qualquer profissional, porque o mantém alinhado com a evolução dos ferramentais e das necessidades do mercado e lapida as habilidades socioemocionais. Por isso, Adriana elencou 5 dicas que não podem faltar no radar de todos os interessados em investir em seu desenvolvimento. Confira:
Tudo muda muito rápido e os profissionais que almejam fazer um bom trabalho ou uma mudança de cargo precisam acompanhar as novidades da sua área e se atualizar. Devem investigar o que o mercado pede de competências para uma determinada posição e se aprimorar por meio de cursos e outras graduações.
Uma maneira de ampliar a rede de contatos, se manter atualizado e contribuir com seu conhecimento é participar de associações em sua área. O profissional tem acesso a pesquisas, relatórios e estudos, participa de congressos, seminários e webinários e pode integrar grupos de pesquisa.
A especialista também sugere se associar a clubes relacionados a seus gostos pessoais, como vinho, café ou outro tema, ou grupos de prática de esportes ou algum hobby. Tudo num clube temático aumenta o repertório de conhecimento e enriquece a convivência.
Falar inglês é mandatório, mas nem sempre é suficiente. Quem trabalha em empresa que tem relação comercial com países latino-americanos precisa falar espanhol. Dependo da atividade, vale investir em mandarim, já que corporações de praticamente todo o mundo têm acordos com a China.
Mas a aprendizagem de uma nova língua também pode ser motivada simplesmente pelo interesse, como aprender turco para se comunicar minimamente em uma viagem de lazer, já que conhecimento nunca é demais.
As pessoas passam mais tempo da sua vida no trabalho do que em casa e é importante que o clima no ambiente seja bom. Gentileza e escuta ativa são necessárias para qualquer profissional, independentemente de cargo ou função. Saber pedir, agradecer e ajudar dá leveza e cria uma atmosfera colaborativa. Também é importante aprender a ouvir os outros, exercitando uma escuta ativa de qualidade.
Cada vez mais pessoas entendem que terapia é uma porta de acesso a um processo de autoconhecimento conduzido por um profissional que ajuda o paciente a refletir com profundidade sobre seu comportamento e emoções diante de situações cotidianas. É uma oportunidade de ser ouvido por alguém que faça perguntas que tirem uma pessoa da sua zona de conforto para ampliar sua auto percepção.