Carreira

O que é desenvolvimento pessoal

Entenda como a aquisição de competências pessoais pode beneficiar sua carreira e veja dicas para o seu desenvolvimento

Você sabe o que é desenvolvimento pessoal? No que beneficia sua carreira profissional? O desenvolvimento pessoal significa conseguir administrar, adquirir e aumentar suas capacidades individuais, como: conhecimento, habilidades e experiências. Para saber um pouco mais sobre esse assunto, a equipe do Trendings conversou com a Adriana Gomes, coordenadora nacional de Carreira e Mercado da ESPM. Confira: 

O que é desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal é ter um compromisso consigo mesmo, buscando se tornar a melhor versão que você pode ser. É uma jornada de autodescoberta, resiliência e crescimento contínuo. “Desenvolvimento é a capacidade de adquirir conhecimento (parte teórica), habilidade (parte prática) e atitude frente a diversas experiências. A pessoa que consegue extrair o aprendizado de suas experiências de vida, está aproveitando as oportunidades e se desenvolvendo”, diz Adriana Gomes. 

Qual é sua importância?

A importância em se desenvolver está em identificar suas potencialidades e limites, ter mais responsabilidade com os seus sonhos e quais serão as ações que você terá que tomar para chegar até eles. “A pessoa que busca ampliar seu leque de conhecimentos e habilidades em diferentes campos de atuação, passa a enxergar valor nessas experiências e começa a ter maior influência na sociedade que está inserida”, comenta a coordenadora.

Como o desenvolvimento pessoal ajuda no desenvolvimento profissional?

O principal benefício de se desenvolver está em levar determinado conhecimento ou técnica para o meio profissional. Uma pessoa que exerce diariamente seu pensamento crítico e que sabe lidar com conflitos, deve se destacar entre os outros candidatos que não possuem essas habilidades. “Pessoas que conseguem ampliar seu repertório de hard skills e conseguem sofisticar e aprimorar elas, certamente terão o desenvolvimento na sua carreira mais acelerado”, diz Adriana. 

Os pilares do desenvolvimento pessoal

Existe dois pilares para o desenvolvimento pessoal, o técnico e o comportamental. O uso da tecnologia, o domínio de idiomas e o uso de diversos aplicativos fazem parte do pilar técnico. Já o pilar comportamental traz a habilidade de se comunicar, de gerenciar conflitos, capacidade de influenciar pessoas ou a capacidade de argumentação. “Você pode adquirir essas competências fazendo um curso, uma faculdade ou disciplinas online, mas as soft skills (pilar comportamental) vai ser no relacionamento interpessoal. Dificilmente você vai fazer uma leitura sobre técnicas de negociação sem nunca ter negociado na vida ou sem ter passado por essa experiência”, explica Adriana.

Dicas para o desenvolvimento pessoal

Qualquer experiência humana pode proporcionar a aquisição de algum conhecimento, experiência ou desenvolvimento. Veja algumas situações e técnicas que podem te ajudar:  

1. Mão no forno ou dedo na tomada 

Não, não estamos recomendando que você se queime ou tome um choque para aprender algo. Mas você deve conhecer alguém que já passou por isso quando criança e aprendeu as consequências de colocar o dedo na tomada ou no forno quente. E qual a lição disso? Toda ação que te lembre um acontecimento passado da sua vida, vai fazer você pensar em como se comportar e se prevenir.  

2. Assistir um filme e criar uma resenha sobre ele 

Criar uma resenha de um filme pode te ajudar a obter senso crítico. É bom para analisar o que você não gostou nele, quais pontos poderiam ser diferentes e quais críticas você consegue embasar sobre o filme.  

3. Leitura 

Existem diversas pessoas que têm problema com a leitura, seja por gosto ou por falta de tempo. Para o crescimento pessoal é interessante buscar conhecimentos em livros e refletir sobre o que eles têm a dizer. Com a leitura de um livro, você pode fazer alguns resumos, destacando o que aprendeu e entendeu com ele. 

Wenderson Matheus

Repórter colaborador do Trendings

Recent Posts

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

17 horas ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

4 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

5 dias ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

2 semanas ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

2 semanas ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

3 semanas ago

This website uses cookies.