fbpx
LOADING

Digite para procurar

12 perguntas e respostas para entender o que é doutorado

Patrícia Rodrigues
Compartilhar

Saiba tudo sobre o mais alto grau de formação acadêmica em uma área específica, que oferece ao aluno o cobiçado título de doutor 

Obter um título de doutor é uma conquista bastante valorizada: exige bastante dedicação do doutorando — o aluno que faz doutorado e que, se aprovado, recebe o mais alto grau acadêmico em uma área específica do conhecimento. Mas, para isso e após várias etapas de estudo, ele tem de desenvolver uma pesquisa original e inovadora, que soma e contribui significativamente para o avanço do saber. 

O doutorado pode ser a porta que falta para que os profissionais alcancem seus objetivos na carreira de interesse, além trazer grande satisfação pessoal. No entanto, pelo tempo de dedicação, essa pós-graduação pode ser desafiadora, já que a rotina de estudos é complexa.  Confira, a seguir, tudo o que precisa saber sobre essa jornada: 

1. O que é doutorado?

É uma pós-graduação stricto sensu que dura, em média, de quatro a cinco anos (o tempo varia de uma instituição para outra), para formar doutores pesquisadores ou pesquisadores acadêmicos que tenham desenvolvido uma pesquisa inédita sobre algum assunto, propondo hipóteses novas e originais.

Em geral, esses profissionais seguem a carreira docente. Porém, se a intenção é voltar esses estudos ao mercado de trabalho, o aluno pode optar pelo doutorado profissional, que oferece capacitação para pesquisas, sempre voltadas à inovação e à transformação dos processos organizacionais e para atender às demandas socioeconômicas de diversos setores.

Em alguns países, como Estados Unidos e Europa, o doutorado também é conhecido como Ph.D. (Doctor of Philosophy), embora o título seja concedido em uma variedade de áreas de estudo, não apenas na filosofia. 

2. O que representa o doutorado?

É o mais alto grau acadêmico que uma pessoa pode obter em sua área, tanto na teoria quanto na prática, sendo também um profundo reconhecimento quanto à especialização desse profissional perante seus pares. Para ter validade, é preciso que a instituição que oferece essa pós seja regulamentada pelo Ministério da Educação e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

3. Qual a função do doutorado?

Essa pós-graduação é uma oportunidade para professores, pesquisadores, cientistas e também profissionais irem além do conhecimento existente (acadêmico ou do mercado), contribuindo com novos pontos de vista. Além disso, esses trabalhos permitem se aprofundar sobre temas, realizar descobertas e propor inovações, melhorias ou soluções sobre o objeto de estudo.  

4. Como funciona o doutorado?

Durante o período do curso, supervisionado por um orientador ou um comitê de professores especializados, o aluno desenvolve pesquisas, coleta de dados, estudos, práticas e habilidades que são a base de dados para a tese de doutorado, o principal trabalho produzido durante o curso. Escrever os relatórios que darão origem à tese é uma etapa que demanda bastante trabalho e comprometimento. 

Nesse processo, os estudantes de doutorado também participam de várias atividades acadêmicas (seminários, conferências e workshops). Para escrever a tese, o aluno precisa demonstrar domínio do tema, apresentar contribuições inovadoras e conclusões bem fundamentadas. Posteriormente, o trabalho é avaliado durante uma defesa pública em uma apresentação para uma banca examinadora, que realiza questionamentos e dá um parecer. Se aprovado, o aluno recebe o título de doutor.  

5. Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Além da carga horária, esses cursos possuem diferenças significativas que devem ser levadas em conta conforme o propósito de cada aluno. O aluno que quer dar sequência ao mestrado precisa fazer o doutorado, o curso de pós com maior tempo de dedicação, com 720 horas, distribuídas em até quatro anos (24 a 48 meses).  

O doutorado, além de exigir mais tempo de dedicação, requer um aprofundamento de conceitos teóricos e deve mirar em descobertas e na inovação para que o conhecimento, de fato, avance. Ambos exigem o domínio de idiomas estrangeiros (inglês é o principal), mas alguns processos de doutorado requerem conhecimentos comprovados em, ao menos, dois idiomas.  

6. Para quem é indicado o doutorado?

Para os estudantes que possuem interesse aprofundado por um tema específico dentro de sua área de conhecimento, para quem tem aspirações de carreira acadêmicas, para seguir lecionando, para quem deseja ocupar cargos altos nas universidades e para quem deseja ser cientista, produzindo conhecimento técnico e específico.  

7. Quem pode se candidatar ao doutorado?

Tecnólogos e todos os profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento, com bacharelado ou licenciatura, em uma área relacionada ao tema do doutorado desejado. 

8. Para fazer o doutorado tem que ter mestrado?

Grande parte das instituições apenas aceita candidatos com mestrado. Em alguns casos, é possível fazer o doutorado sem o mestrado (se o projeto de pesquisa for comprovadamente inovador e aceito de imediato pela instituição), porém os especialistas não recomendam queimar a etapa do mestrado, importante para a vivência acadêmica em pesquisas.  

9. Como é feita a seleção dos candidatos?

Cada instituição tem suas próprias regras e prazos de lançamento de editais para esses cursos. Essas informações costumam ser divulgadas nos sites das universidades. As vagas podem ser semestrais ou anuais.  

É um processo seletivo rigoroso e, para escolher os candidatos, a instituição de ensino pode exigir a realização de exames, cartas de recomendação ou a apresentação do projeto em uma banca. Em geral, elas analisam os currículos e os projetos de pesquisa, realizam provas e também entrevistas. 

10. Existem bolsas para doutorado?

As universidades brasileiras oferecem bolsas de estudos conforme regras próprias, mas existem bolsas de fomento à pesquisa de entidades como o Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 

11. O que é doutorado sanduíche?

Em universidades brasileiras com parcerias com outras estrangeiras, o estudante  pode optar por fazer parte do doutorado em uma instituição no exterior. Nessa modalidade, a duração pode se estender para até 6 ou 7 anos, dependendo do tempo dedicado à pesquisa em ambos os países. 

12. Qual é a diferença entre doutorado e pós-doutorado?

São etapas distintas na trajetória acadêmica de um pesquisador. O pós-doutorado ocorre após a conclusão do doutorado. Nessa fase, os estudantes buscam aprimorar suas habilidades e experiência em uma área específica de pesquisa. Não envolve disciplinas formais porque o foco é a pesquisa avançada e aprofundamento de conhecimentos em laboratórios ou em grupos de pesquisa, em projetos colaborativos e em conexões acadêmicas. 

13. Quais as vantagens de fazer um doutorado?

Os doutores têm melhores oportunidades de carreira (de cargo e salário), pois o doutorado também permite o aumento do conhecimento e do desenvolvimento de novas habilidades, a ampliação do networking e um maior reconhecimento profissional. Além disso, o doutorado aprimora o conhecimento em línguas, traz oportunidade de experiência no exterior por meio do intercâmbio e estimula constantemente o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico. 

Tags:
Patrícia Rodrigues

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *