O feedback é uma importante ferramenta de gerenciamento de equipes por meio da qual um gestor pode oferecer diretrizes aos colaboradores, contribuir para o seu desenvolvimento profissional e promover o comprometimento do time. Com o surgimento de novos modelos de trabalho, como o home office e o modelo híbrido, essas conversas tornam-se também importantes para preservar a cultura organizacional e manter a equipe unida.
Antes de mais nada é importante entender a diferença entre feedbacks dados em avaliações de desempenho dos feedbacks do dia a dia:
Considerando essa diferença, o líder deve seguir algumas regras básicas para que a conversa seja efetiva. Veja a seguir algumas dicas extraídas de uma entrevista da orientadora de carreiras Marcia Marques Portazio ao Trendings:
Nunca faça críticas ou dê broncas publicamente. Essa conversa deve ocorrer de maneira reservada. “Evite também situações constrangedoras, como fazer uma reunião com todo mundo e no final pedir para alguém aguardar um pouquinho porque precisa conversar. Aí todos ficam pensando: ‘Vai falar o quê?’.”
Mesmo que seja uma conversa rápida para elogiar o colaborador ou falar sobre um problema, pense como será sua argumentação antes de o chamar para o bate-papo. “Quando você se prepara para o feedback, pode prever uma reação do colaborador e sabe o que vai fazer se ele começar a chorar, alterar a voz ou contra-argumentar”, explica a especialista. Outra dica é que o líder vá direto ao ponto na conversa e sempre mantenha o contato visual com o interlocutor.
Adjetivos implicam em valores e como você percebe o colaborador do ponto de vista do certo e do errado. Ao se basear em fatos, você aumenta as chances de o funcionário entender o seu feedback. “Por exemplo, se tenho um problema com a entrega, é muito melhor dizer para o meu colaborador: ‘Esse é o segundo ou terceiro mês que você atrasa a entrega do relatório’. Pronto, não tem argumentação sobre isso, é um fato. Agora, se digo: ‘Poh, cara. Você está sendo irresponsável, você é preguiçoso ou enrolado, estou usando adjetivos que vão dar um valor e a pessoa pode contra-argumentar com facilidade.”
De acordo com a especialista, feedbacks podem e devem ser discutidos. É importante encorajar o funcionário para que ele exponha seu ponto de vista. “Talvez ele use um argumento que explique para você aquele comportamento ou tomada de decisão. E aí você pode até rever a sua colocação anterior ou continuar com sua posição dizendo que compreende o ponto de vista daquela pessoa, mas expressa e reforça o seu.”
Para ver mais dicas sobre como dar feedbacks, acesse Como dar feedback: confira 8 dicas importantes sobre o tema.
Existem diferentes tipos de feedback que são indicados para diferentes situações. Conheça alguns deles:
Positivo
Ocorre quando o líder está satisfeito com algo feito pelo colaborador e quer que aquilo se repita. “Se gostou da entrega de um trabalho, da finalização de um projeto ou de uma apresentação para a diretoria ou para um cliente, naquele mesmo dia ou no dia seguinte, você chama esse colaborador e dá esse feedback positivo para ele.”
Corretivo
É utilizado quando se quer uma mudança de comportamento. “Quando algo não atende as suas expectativas e você precisa corrigir. É necessário chamar o colaborador para uma conversa no mesmo dia em que esse fato acontece ou no dia seguinte.”
Reverso
É um convite para que os colaboradores falem o que pensam sobre a empresa, os processos, o gestor e a equipe. Para ser efetivo, recomenda-se que seja feito por meio de um questionário anônimo. Os resultados devem ser avaliados, as melhorias implementadas e um retorno deve ser dado ao time.
Saiba mais sobre esses feedbacks e conheça outros dois tipos que um gestor jamais deve dar: Conheça os tipos de feedback e veja dicas sobre cada um deles.
Quando se fala em feedback no modelo remoto, o líder deve entender que não precisa enviar mensagens o dia inteiro para gerenciar sua equipe. “Se fizer um bom gerenciamento das tarefas, vai naturalmente ter o contato na medida certa com as pessoas, explica Marcia. O importante é que o chefe se coloque sempre à disposição para auxiliar e esclarecer dúvidas dos colaboradores.
Considerando possíveis ruídos de uma comunicação por telefone, vídeo ou aplicativo de mensagem, o gestor precisa ser ainda mais cuidadoso ao falar com o colaborador. “É preciso ser ainda mais cuidadoso com a questão do planejamento, não ser impulsivo e fazer uma abordagem respeitosa”, sugere a orientadora de carreira. “Também é importante focar o feedback muito mais na questão da entrega e da qualidade das tarefas, já que, se pensamos na questão comportamental, as pessoas não estão interagindo com a mesma intensidade que interagiam no escritório.”
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