Comunicação

Aprenda o que é comunicação assertiva

Entenda o que é e porque é importante saber adotar essa soft skill para o trabalho e a vida

A má comunicação gera um abismo entre o que uma pessoa quer falar e como o interlocutor ouve e interpreta a mensagem. Mas quando os indivíduos sabem o que é comunicação assertiva e adotam esse recurso no trabalho e na vida, muita coisa pode mudar para melhor.

Alessandra Becker, professora de Liderança Comunicadora nos cursos de Educação Continuada da ESPM, explica que comunicação assertiva tem três atributos importantes: falar de forma clara, precisa e adequada para orientar, incentivar e persuadir. Além disso, a assertividade também compreende saber ouvir em vez de interromper o outro e falar sem escutar o que ele diz.

A comunicação assertiva é um grande diferencial para os profissionais em todos os sentidos, da conversa com a equipe ao bom desempenho em reuniões, apresentações, negociação e atendimento ao cliente. Para saber se está na rota certa, é importante partir do princípio de que não existem obviedades em comunicação.

Clareza é fundamental

“Se eu falo e não entendem, o problema sou eu”, afirma Alessandra. “A pessoa tem que se perguntar se está sendo clara”. Em outras palavras, significa que se alguém designa tarefas que não são cumpridas como o desejado, é importante se questionar se foi claro e objetivo e se usou um tom de voz adequado e amigável.

Outro ponto importante é sempre conferir se a pessoa entendeu o que foi dito. A especialista comenta que vale perguntar ao interlocutor algo como “a partir do que eu te disse, como você acha que pode fazer? Qual vai ser o teu primeiro passo?”. Esse questionamento fornece pistas do entendimento da pessoa sobre aquela fala, mas talvez não garanta que ela realmente entendeu o que precisa ser feito.

O silêncio também comunica

A comunicação assertiva também implica na percepção de saber “ler” o interlocutor. Alessandra explica que a regra do 7-38-55 é muito útil para aferir se a mensagem foi captada.

Segundo essa regra, 7% da comunicação é verbal, 38% é transmitida pelo tom de voz e 55% é linguagem corporal. Com base nisso, pode ser que o interlocutor diga que entendeu, quando na verdade não compreendeu porque o outro usou um tom de voz inadequado, mas a expressão corporal ou o olhar revelam que a mensagem não foi bem captada. É importante observar o que não está sendo dito, pois o silêncio diz muitas coisas.

Para comunicar é necessário se observar

Uma pessoa realmente comprometida em adotar a comunicação assertiva deve se autoavaliar constantemente e com honestidade, a partir de questionamentos do tipo: Sou entendido? Perco a paciência quando não entendem o que eu digo? Como eu reajo a isso? Essas perguntas são pura autogestão emocional e ajudam a fazer ajustes sempre que necessário para designar tarefas, defender ideias e dialogar de maneira saudável com quem pensa diferente.

A Janela de Johari ajuda na autoavaliação

“O convite é sempre se autoavaliar de tempos em tempos para ter consciência de onde eu melhorei, onde deixei passar”, orienta Alessandra. Ela cita uma ferramenta de feedback chamada Janela de Johari, que possui quatro quadrantes de avaliação. A proposta é que a pessoa se descreva usando adjetivos e passe essa lista para as pessoas com as quais convive e peça que anotem suas impressões sobre ela.

Quadrantes de avaliação

  • Os adjetivos que as pessoas escreverem e constarem na lista pertencem ao quadrante Eu Público (eu me reconheço e os outros me reconhecem).
  • No quadrante Eu Secreto ficam as características que a pessoa listou, mas que ninguém percebeu, então é necessário deixar essas habilidades mais claras para os outros.
  • No campo do Eu Cego, a pessoa recebe o feedback de coisas que ela não colocou na sua lista, mas que foram apontadas por outras pessoas.
  • O último quadrante é o Eu Desconhecido, que está à espera de características que podem surgir no futuro.

Esse exercício entrega ouro puro na mão de qualquer pessoa que deseja se conhecer e se administrar melhor para estabelecer boas relações interpessoais em todos os níveis. A partir das características listadas por terceiros, é possível identificar qualidades e deficiências. Podem surgir pontos interessantes, como apontar que a pessoa fala de maneira agressiva ou em tom de voz alto, interrompe e desqualifica os outros.

A liderança é a base da comunicação assertiva no trabalho

“O que prejudica a comunicação é a pressa, um e-mail mal escrito, uma apresentação sem objetividade e também a falta de empatia para perceber as necessidades da outra pessoa e como ela está se sentindo”, afirma Alessandra. Isso implica em perguntar como o interlocutor se sente com interesse genuíno e disponibilidade real de ajudá-lo.

Quem ocupa cargos de liderança tem uma tarefa extra, que é criar um ambiente de segurança psicológica para a equipe. Isso significa trabalhar para melhorar a comunicação com o time, garantindo que haja espaço para as pessoas se expressarem sem medo de ser quem elas são. A base disso está na expressão da comunicação. “O que falar é menos importante do que o como falar”, conclui Alessandra.

Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

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