Negócios

8 séries e filmes sobre empreendedorismo

Confira a nossa seleção de filmes e séries sobre empreendedores e negócios de diversos segmentos

O que um amante de aviões, um fabricante de tratores e um homem falido têm em comum? A sede de sair da caixa, fazer diferente e vencer na vida, algo muito semelhante ao que os empreendedores da atualidade buscam. Histórias como essa estão na seleção de filmes sobre empreendedorismo que preparamos para te inspirar a não ter medo de ousar.

1. O Aviador (2004)

Cinebiografia de Howard Hughes, excêntrico milionário norte-americano apaixonado por cinema e aviões. Ele investiu na indústria cinematográfica produzindo filmes e impulsionando a carreira de astros e atrizes como Jean Harlow. No campo da aviação, projetou aviões modernos para a época. O empreendedor é interpretado por Leonardo DiCaprio.

2. À Procura da Felicidade (2006)

Um pai de família enfrenta sérios problemas financeiros e, para piorar a situação, sua mulher se separa dele. Para cuidar e educar o filho de 5 anos, ele trabalha como vendedor, mas perde o emprego. Na busca por outra oportunidade, se sujeita a trabalhar como estagiário em uma grande corretora financeira na esperança de ser contratado. 

3. Sangue Negro (2007)

A história se passa no final do século XIX e conta a história de um mineiro que soube que em Little Boston um mar de petróleo havia sido descoberto. Sem dinheiro e com um filho para criar sozinho, ele ruma para a cidade e descobre um poço de petróleo. Apesar de ficarem ricos, ele e o filho enfrentam vários problemas.

4. A Grande Aposta (2015)

O filme narra a história de quatro homens que ganharam muito dinheiro quando a bolha imobiliária de 2008 pegou os Estados Unidos de surpresa. Ben Hockett, Michael Burry, Greg Lippmann e Steve Eisman aproveitaram o prenúncio do balanço do mercado e investiram em hipotecas concedidas a mutuários impossibilitados de pagar as prestações da casa própria e agitaram Wall Street.

5. Negócio das Arábias (2016)

O filme é baseado no livro Um Holograma Para o Rei, de Dave Eggers, e conta a história de um empresário com problemas financeiros. Sua última cartada para evitar a falência é vender uma ideia genial para um rei árabe: uma tecnologia para a realização de teleconferências em 3D.

6. O Menino que Descobriu o Vento (2019)

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de William Kamkwamba, um garoto do Malawi que constrói uma turbina eólica a partir de um livro de ciências. Com materiais usados, muitos retirados do lixo, ele monta o equipamento que muda completamente a realidade local. 

7. A Vida e a História de Madam C. J. Walker (2020)

Série sobre Madam C. J. Walker, empreendedora preta que cria uma linha de produtos de beleza para os cabelos de pessoas negras nos anos 1900. Interpretada por Octavia Spencer, a protagonista foi a primeira mulher milionária dos Estados Unidos.

8. Lamborghini (2022)

O filme conta a história de Ferruccio Lamborghini em sua corrida contra Enzo Ferrari para criar o carro mais veloz do mundo. Inicialmente, ele fabricava tratores e apostou em veículos militares na Segunda Guerra Mundial. Seus veículos ficaram conhecidos e com o passar do tempo ele reposicionou a empresa para produzir carros esportivos. Até hoje os Lamborghini estão entre os esportivos mais cobiçados do mundo.

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Recent Posts

Data lake: entenda o conceito e etapas da análise de dados

Saiba o que é um lago de dados e o papel da inteligência analítica para…

13 horas ago

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

3 dias ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

7 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

1 semana ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

2 semanas ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

2 semanas ago

This website uses cookies.