Inovação

Design Thinking: como esse processo pode te ajudar a criar ou reposicionar um negócio

Entenda porque esse método é tão eficiente para resolver o que não vai bem ou desenhar as bases de atuação de uma empresa

Pensar dentro de modelos tradicionais de trabalho literalmente é coisa do passado. Hoje, o mundo pede jogo de cintura e uma visão abrangente e fora da caixa. Nesse sentido, o design thinking é o melhor método para lidar com problemas. “Antigamente havia uma metodologia simplória para solucionar o que estava errado e sabemos que existem mais fatores e pessoas para se chegar à solução, e é aí que o design thinking entra”, explica Monica Lopes, consultora de projetos do Instituto Tellus, de São Paulo.

Esse método é uma forma de resolver problemas, desenvolver projetos ou produtos levando em conta todas as pessoas envolvidas nas diversas etapas do trabalho. A base de tudo é a empatia. Segundo Monica, é preciso construir empatia para gerar inovação. Dessa maneira, os indivíduos que estão no projeto precisam entender uns aos outros e os seus interesses para desenhar o que vai ser feito.

Envolvimento de todos

Se uma empresa tem um problema de logística, não basta analisar o que acontece nesse setor específico. É preciso compreender todos os processos anteriores ao transporte para encontrar a raiz do que não vai bem, que pode ser a insatisfação de um motorista com o salário ou a chefia. Então fica claro que o problema está na folha de pagamento ou na liderança, e não no setor de distribuição.

“O design thinking cria um formato para que todos entendam todos os processos que aconteceram, colocando as pessoas para falarem de igual para igual. Isso estabelece uma situação empática, facilitando a solução do problema”, diz Monica, explicando que o método também vai além e pode ser aplicado em um novo negócio.

Se uma pessoa pretende trabalhar no estilo “marido de aluguel”, ela pode pensar em uma maneira de inovar nesse nicho, já que muita gente presta serviço em domicílio. O design thinking ajuda esse pequeno empreendedor a pensar em como ser diferente, a partir de perguntas como: que pessoas ainda não foram atendidas com esse trabalho e como posso atendê-las? Desses questionamentos podem surgir soluções criativas como ser marido de aluguel que atua exclusivamente com clientes LGBTQI+, que podem se sentir mais à vontade em contratar alguém que não os discriminará.

Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Recent Posts

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

3 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

4 dias ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

1 semana ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

2 semanas ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

2 semanas ago

Entenda o que é curso de extensão e seus benefícios

Você já fez um curso de extensão? Pretende fazer? Descubra para quem é indicado e…

3 semanas ago

This website uses cookies.