Inovação

Podcast: como surgiu, quais as vantagens e qual o tamanho do mercado brasileiro

Existem mais de 2 mil programas ativos no País, que já foram ouvidos por 50 milhões de brasileiros

Com o advento da internet, o rádio foi praticamente esquecido por um bom tempo. “O mundo digital pulverizou a informação, primeiro com o compartilhamento de imagens paradas, depois com elas em movimento — especialmente no YouTube”, conta a professora Rose Figueiredo, das disciplinas de Rádio, Televisão e Cinema da ESPM. “Poucos ouviam o ‘rádio puro’, uma vez que plataformas como o Spotify disponibilizavam as playlists, sem a interferência ou discurso do radialista. Assim, muitos programas de rádio foram sumindo, principalmente os ligados às personas de seus apresentadores.”

Porém, a evolução da tecnologia também demandou maior consumo de dados. Então, por que não utilizar a simplicidade do rádio, adaptado ao novo comportamento da audiência? Surgiu então, em 2004, o podcast — conceito atribuído ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts. A palavra podcast é junção de Pod – “Personal On Demand” (pessoal sob demanda), retirada de iPod, com broadcast (radiodifusão).

De acordo a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), há mais de 2 mil programas ativos de podcasts no país. Uma análise desse mercado foi feita em pesquisa conduzida pelo Ibope Inteligência: cerca de 40% da população de internet do Brasil, o que resulta em 50 milhões de brasileiros, já ouviu podcasts. Portanto, há bastante espaço para que esse conteúdo, bastante qualificado, cresça nos próximos anos. No ano passado, a Spotify Brasil divulgou uma pesquisa sobre o consumo de podcasts no mundo, e classificou o Brasil como “o país do podcast”, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

O primeiro podcast nacional, o Digital Minds (descontinuado) foi criado em 21 de outubro do mesmo ano por Danilo Medeiros. “O podcast trouxe várias possibilidades, viabilizando muitos projetos, instigando pessoas que não gostam de aparecer, dando ‘visibilidade’ a essas vozes, com muito mais liberdade de expressão”, explica a professora.

Quais as vantagens dos podcasts?

  • Economia de dados, leveza e praticidade;
  • Não necessita de equipamentos sofisticados: basta um microfone;
  • Não é preciso acompanhar a transmissão ao vivo nem estar online;
  • Permite baixar o conteúdo e ouvi-lo a qualquer momento;
  • Existem vários programas de edição gratuitos: o Audacity é um deles;
  • Há um público cativo a partir dos 18 anos e que se estende até a fase adulta;

Já conhece os podcasts da ESPM para o desenvolvimento profissional?

Lifelong Cast, o podcast do profissional em constante movimento, um programa para você se preparar para o futuro do trabalho e dos negócios. Ouça já!

Primeira Jornada, um programa papo reto que te ajuda a escolher uma carreira e refletir sobre o seu futuro profissional. Ouça já!

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Patrícia Rodrigues

Jornalista colaboradora do Trendings.

Recent Posts

Inteligência artificial no marketing: saiba como o mercado está se adaptando a essa tendência

A ESPM Consult, em parceria com a FAPESP e o CNPq, lança ferramenta de IA…

6 dias ago

4 ferramentas de inteligência artificial para advogados

Professor da ESPM indica ferramentas de inteligência artificial para otimizar o trabalho de advogados. Confira…

1 semana ago

Como a terapia executiva beneficia os CEOs

Alta pressão e grandes responsabilidades podem levar líderes a altos níveis de estresse, ansiedade e…

2 semanas ago

CEO à distância: uma nova tendência no mundo corporativo?

Morar longe da sede está se tornando mais comum no mercado corporativo. Entenda motivos para…

2 semanas ago

A Moda como Espelho da Sociedade e do Indivíduo

Para compreender a relação entre moda, cultura, comportamento e sociedade, é essencial analisar o vestuário…

3 semanas ago

9 livros sobre gestão de pessoas que você precisa ler

Professoras da ESPM indicam livros sobre gestão de pessoas que falam sobre os desafios da…

3 semanas ago

This website uses cookies.