Marketing

10 livros sobre neurociência para se aprofundar no tema

As obras da lista foram indicadas por Billy Nascimento, coordenador do Master em Neurociência do Consumidor da ESPM

A neurociência é um campo científico que estuda o sistema nervoso para compreender como o homem se relaciona com o ambiente externo e interno. Entre a vasta literatura na área, Billy Nascimento, doutor em neurociência, coordenador e professor do Master em Neurociência do Consumidor da ESPM, selecionou 10 livros sobre neurociência para quem se interessa ou tem curiosidade sobre o tema. Confira a lista:

A Linguagem das Emoções (Paul Ekman)

Neste livro Paul Ekman, renomado pesquisador que inspirou a criação da série Lie to Me, para a qual trabalhou como consultor, explica como compreender as emoções humanas a partir da interpretação das expressões faciais dos indivíduos. Assim é possível descobrir quando alguém está mentindo, falando a verdade, omitindo informações e se essa pessoa sente inveja, medo, é impulsiva ou maldosa.

Neurociência da Mente e do Comportamento (Roberto Lent)

Roberto Lent organizou esta obra com textos escritos por neurocientistas que são referência no Brasil no estudo dos sistemas emocionais, sensoriais, cognitivos e motores. O resultado é um livro abrangente e detalhado sobre o funcionamento do cérebro humano e que contém um rico conteúdo iconográfico de ilustrações didáticas para auxiliar a compreensão do leitor.

Muito Além do Nosso Eu (Miguel Nicolelis)

O autor é um dos mais respeitados neurocientistas do mundo. Nesta obra, o brasileiro Miguel Nicolelis discorre sobre a capacidade do cérebro de se comunicar por meio da força do pensamento e revela que no futuro as pessoas usarão ainda mais esse órgão para se relacionar com as máquinas, utilizando apenas o pensamento. Publicado em 2008, foi eleito o melhor livro de ciências daquele ano e agora ganha uma versão revista e atualizada.

O Que o Cérebro Tem Para Contar: Desvendando os Mistérios da Natureza Humana, (V. S. Ramachandran)

O neurocientista e diretor do Centro do Cérebro e da Cognição da Universidade da Califórnia, nos EUA, investiga o funcionamento do cérebro a partir de estudos de pacientes e seus casos curiosos como, por exemplo, pessoas que creem estar mortas. Ousado e engenhoso, o especialista indiano é considerado pelo biólogo Richard Dawkins “um Marco Polo de nossos dias.”

Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar (Daniel Kahneman)

Como o título já adianta, o livro discorre sobre duas formas de pensar: a maneira lógica e a intuitiva. A partir disso, Daniel Kahneman discorre sobre os comportamentos humanos diante de determinadas situações e questiona até que ponto podemos confiar na intuição, na maneira como as pessoas tomam decisões e como o pensamento rápido ou intuitivo interfere no julgamento.

Neuromarketing: Como a Neurociência Aliada ao Design Pode Aumentar o Engajamento e a Influência Sobre os Consumidores (Darren Bridger)

O objetivo do livro é mostrar ao leitor como o neuromarketing pode trazer insights para os profissionais de design, marketing e comunicação trabalharem no desenvolvimento de produtos, campanhas e projetos que se destaquem em meio a tantos apelos e impactem efetivamente o público consumidor.

O Mistério da Consciência (António Damásio)

O entendimento da consciência é um desafio para estudiosos do campo da neurociência. Neste livro, o neurologista e neurocientista português busca respostas para entender questões cotidianas. Por exemplo: como uma pessoa sabe que está sentindo dor ou o que acontece com as pessoas para que elas se lembrem do passado e pensem no futuro.

Behave: The Biology of Humans at Our Best and Worst (Robert M. Sapolsky)

Neste instigante livro, o autor disseca todas as etapas que envolvem o comportamento humano e traduz porque as pessoas agem da maneira que agem. A análise passa pelas reações neuronais e fisiológicas diante de coisas vistas, ouvidas ou presenciadas, além de analisar como isso se relaciona com fatores como genética, cultura, religião, contexto social e familiar e a evolução humana do decorrer da história.

Neuromarketing Essentials: What Every Marketer Needs to Know (Peter Steidl)

O livro é como uma bússola que mostra os mais importantes insights do neuromarketing para orientar os profissionais da área a entenderem o funcionamento da mente do consumidor. Dessa maneira, é possível desenvolver projetos mais assertivos para a empresa alcançar seus resultados e aumentar sua expressividade.

Consumer Neuroscience (Moran Cerf e Manuel Garcia-Garcia)

Uma compilação de textos de cientistas e estudiosos sobre o comportamento do consumidor na hora de escolher produtos e serviços. Os textos investigam os fatores racionais e emocionais que levam à tomada de decisão, fornecendo diversos insights para profissionais de marketing e negócios.

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Recent Posts

Robótica e IA para manutenção preditiva das eólicas offshore

Drones aéreos, aquáticos e subaquáticos têm sido utilizados ao redor do mundo para realizar manutenções…

3 dias ago

7 dicas para gestão de comunidades digitais

Entenda o que são esses grupos e como se faz o gerenciamento dessas tribos

5 dias ago

Data lake: entenda o conceito e etapas da análise de dados

Saiba o que é um lago de dados e o papel da inteligência analítica para…

6 dias ago

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

1 semana ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

2 semanas ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

2 semanas ago

This website uses cookies.