fbpx
LOADING

Digite para procurar

10 livros sobre neurociência para se aprofundar no tema

Roberta De Lucca
Compartilhar

As obras da lista foram indicadas por Billy Nascimento, coordenador do Master em Neurociência do Consumidor da ESPM 

A neurociência é um campo científico que estuda o sistema nervoso para compreender como o homem se relaciona com o ambiente externo e interno. Entre a vasta literatura na área, Billy Nascimento, doutor em neurociência, coordenador e professor do Master em Neurociência do Consumidor da ESPM, selecionou 10 livros sobre neurociência para quem se interessa ou tem curiosidade sobre o tema. Confira a lista:

A Linguagem das Emoções (Paul Ekman)

Livro 1

Neste livro Paul Ekman, renomado pesquisador que inspirou a criação da série Lie to Me, para a qual trabalhou como consultor, explica como compreender as emoções humanas a partir da interpretação das expressões faciais dos indivíduos. Assim é possível descobrir quando alguém está mentindo, falando a verdade, omitindo informações e se essa pessoa sente inveja, medo, é impulsiva ou maldosa.

Neurociência da Mente e do Comportamento (Roberto Lent)

Livro 2

Roberto Lent organizou esta obra com textos escritos por neurocientistas que são referência no Brasil no estudo dos sistemas emocionais, sensoriais, cognitivos e motores. O resultado é um livro abrangente e detalhado sobre o funcionamento do cérebro humano e que contém um rico conteúdo iconográfico de ilustrações didáticas para auxiliar a compreensão do leitor.

Muito Além do Nosso Eu (Miguel Nicolelis)

Livro 3

O autor é um dos mais respeitados neurocientistas do mundo. Nesta obra, o brasileiro Miguel Nicolelis discorre sobre a capacidade do cérebro de se comunicar por meio da força do pensamento e revela que no futuro as pessoas usarão ainda mais esse órgão para se relacionar com as máquinas, utilizando apenas o pensamento. Publicado em 2008, foi eleito o melhor livro de ciências daquele ano e agora ganha uma versão revista e atualizada.

O Que o Cérebro Tem Para Contar: Desvendando os Mistérios da Natureza Humana, (V. S. Ramachandran)

Livro 4

O neurocientista e diretor do Centro do Cérebro e da Cognição da Universidade da Califórnia, nos EUA, investiga o funcionamento do cérebro a partir de estudos de pacientes e seus casos curiosos como, por exemplo, pessoas que creem estar mortas. Ousado e engenhoso, o especialista indiano é considerado pelo biólogo Richard Dawkins “um Marco Polo de nossos dias.”

Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar (Daniel Kahneman)

Livro 5

Como o título já adianta, o livro discorre sobre duas formas de pensar: a maneira lógica e a intuitiva. A partir disso, Daniel Kahneman discorre sobre os comportamentos humanos diante de determinadas situações e questiona até que ponto podemos confiar na intuição, na maneira como as pessoas tomam decisões e como o pensamento rápido ou intuitivo interfere no julgamento.

Neuromarketing: Como a Neurociência Aliada ao Design Pode Aumentar o Engajamento e a Influência Sobre os Consumidores (Darren Bridger)

Livro 6

O objetivo do livro é mostrar ao leitor como o neuromarketing pode trazer insights para os profissionais de design, marketing e comunicação trabalharem no desenvolvimento de produtos, campanhas e projetos que se destaquem em meio a tantos apelos e impactem efetivamente o público consumidor.

O Mistério da Consciência (António Damásio)

Livro 7

O entendimento da consciência é um desafio para estudiosos do campo da neurociência. Neste livro, o neurologista e neurocientista português busca respostas para entender questões cotidianas. Por exemplo: como uma pessoa sabe que está sentindo dor ou o que acontece com as pessoas para que elas se lembrem do passado e pensem no futuro.

Behave: The Biology of Humans at Our Best and Worst (Robert M. Sapolsky)

Livro 8

Neste instigante livro, o autor disseca todas as etapas que envolvem o comportamento humano e traduz porque as pessoas agem da maneira que agem. A análise passa pelas reações neuronais e fisiológicas diante de coisas vistas, ouvidas ou presenciadas, além de analisar como isso se relaciona com fatores como genética, cultura, religião, contexto social e familiar e a evolução humana do decorrer da história.

Neuromarketing Essentials: What Every Marketer Needs to Know (Peter Steidl)

Livro 9

O livro é como uma bússola que mostra os mais importantes insights do neuromarketing para orientar os profissionais da área a entenderem o funcionamento da mente do consumidor. Dessa maneira, é possível desenvolver projetos mais assertivos para a empresa alcançar seus resultados e aumentar sua expressividade.

Consumer Neuroscience (Moran Cerf e Manuel Garcia-Garcia)

Livro 10

Uma compilação de textos de cientistas e estudiosos sobre o comportamento do consumidor na hora de escolher produtos e serviços. Os textos investigam os fatores racionais e emocionais que levam à tomada de decisão, fornecendo diversos insights para profissionais de marketing e negócios.

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Tags:
Roberta De Lucca

Jornalista colaboradora do Trendings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *