Philip Kotler é considerado uma autoridade quando o assunto é marketing. Nascido em 1931, com uma carreira extensa, dezenas de livros publicados e conceitos criados, o título de pai do marketing moderno traz consigo experiência e conhecimento a serem compartilhados.
Kotler, inclusive, é professor da ESPM, fazendo parte do quadro de docentes do curso Strategic H2H Marketing, que se aprofunda no marketing feito por pessoas para pessoas. Entre palestras, livros e aulas, o pai do marketing ainda tem muito a nos ensinar.
Abaixo, selecionamos cinco reflexões importantes colocadas pelo professor:
A frase faz parte da resposta que Kotler deu a perguntas da comunidade ESPM (confira aqui) e continua da seguinte forma: “Essa confiança depende de uma comunicação autêntica que não ultrapasse a linha para uma familiaridade excessiva, que pode parecer invasiva”. O pai do marketing moderno ponderou ainda que relacionamentos levam tempo para se concretizarem e isso acontece entre as pessoas e com as marcas também.
Trata-se de uma frase dita pelo pai do marketing moderno em uma palestra na ESPM. A associação é feita a partir do conceito de Marketing H2H, de humano para humano: Kotler explicou que esse cuidado se refere às relações humanas, não só com investidores e consumidores, mas também com outros stakeholders, como funcionários e fornecedores.
Com tantas opções e estímulos atualmente, o propósito real do marketing pode se perder ao longo do caminho. Ele reforçou qual é o papel do marketing: “O maior propósito do marketing é inovar, criar produtos novos e melhores, novos mercados e trazer mais felicidade para a sociedade. O propósito do marketing é melhorar as nossas vidas e aumentar a felicidade dos clientes”.
Segundo Philip Kotler, dos consumidores às leis, tudo está mudando. “Precisamos de novas ideias. Se sua empresa não tem um processo de inovação, eu não compraria ações dela”, afirmou. É como no caso da inteligência artificial: para o professor, as empresas que ainda não investiram na tecnologia já estão muito atrás da concorrência.
A pressão é inimiga da perfeição: um dos maiores erros das campanhas de marketing, de acordo com Kotler, é prometer demais e entregar de menos. As campanhas falham quando não se conectam emocionalmente ou ignoram pontos de dor dos consumidores, enquanto deveriam oferecer ações autênticas e experiências consistentes e positivas, reforçando a confiança e a lealdade a longo prazo.