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5 frases inspiradoras de Philip Kotler sobre marketing

Isabela Moreira
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Reflexões de Philip Kotler, pai do marketing e professor da ESPM, ressaltam práticas e conceitos importantes para a área

Philip Kotler é considerado uma autoridade quando o assunto é marketing. Nascido em 1931, com uma carreira extensa, dezenas de livros publicados e conceitos criados, o título de pai do marketing moderno traz consigo experiência e conhecimento a serem compartilhados.

Kotler, inclusive, é professor da ESPM, fazendo parte do quadro de docentes do curso Strategic H2H Marketing, que se aprofunda no marketing feito por pessoas para pessoas. Entre palestras, livros e aulas, o pai do marketing ainda tem muito a nos ensinar.

Abaixo, selecionamos cinco reflexões importantes colocadas pelo professor:

“Construir confiança é a base de qualquer relacionamento significativo entre marcas e consumidores.”

A frase faz parte da resposta que Kotler deu a perguntas da comunidade ESPM (confira aqui) e continua da seguinte forma: “Essa confiança depende de uma comunicação autêntica que não ultrapasse a linha para uma familiaridade excessiva, que pode parecer invasiva”. O pai do marketing moderno ponderou ainda que relacionamentos levam tempo para se concretizarem e isso acontece entre as pessoas e com as marcas também.

“O marketing é sobre as pessoas. Pessoas conhecendo pessoas. Impactar outras pessoas e ser impactado por elas também.”

Trata-se de uma frase dita pelo pai do marketing moderno em uma palestra na ESPM. A associação é feita a partir do conceito de Marketing H2H, de humano para humano: Kotler explicou que esse cuidado se refere às relações humanas, não só com investidores e consumidores, mas também com outros stakeholders, como funcionários e fornecedores.

“Seja uma causa, não só um negócio. Tenha uma missão maior.”

Com tantas opções e estímulos atualmente, o propósito real do marketing pode se perder ao longo do caminho. Ele reforçou qual é o papel do marketing: “O maior propósito do marketing é inovar, criar produtos novos e melhores, novos mercados e trazer mais felicidade para a sociedade. O propósito do marketing é melhorar as nossas vidas e aumentar a felicidade dos clientes”.

“As empresas prestam atenção demais no custo de fazer algo. Elas deveriam se preocupar mais com o custo de não fazê-lo.”

Segundo Philip Kotler, dos consumidores às leis, tudo está mudando. “Precisamos de novas ideias. Se sua empresa não tem um processo de inovação, eu não compraria ações dela”, afirmou. É como no caso da inteligência artificial: para o professor, as empresas que ainda não investiram na tecnologia já estão muito atrás da concorrência.

“A ânsia pela venda rápida faz com que os profissionais de marketing e gestão tomem decisões que não são as melhores para o relacionamento futuro com seus clientes.”

A pressão é inimiga da perfeição: um dos maiores erros das campanhas de marketing, de acordo com Kotler, é prometer demais e entregar de menos. As campanhas falham quando não se conectam emocionalmente ou ignoram pontos de dor dos consumidores, enquanto deveriam oferecer ações autênticas e experiências consistentes e positivas, reforçando a confiança e a lealdade a longo prazo.

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Isabela Moreira

Repórter do Trendings

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