fbpx
LOADING

Digite para procurar

O objetivo do Marketing H2H é produzir mais sorrisos, diz Kotler

Carolina Ferraz
Compartilhar

Philip Kotler explicou o conceito Marketing Human to Human durante evento na ESPM para lançamento de seu novo livro 

Com a finalidade de mostrar que é possível humanizar as estratégias de marketing, Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, escreveu seu novo livro: Marketing H2H – A Jornada do Marketing Human to Human. O evento de lançamento da versão brasileira da obra foi realizado na ESPM São Paulo. 

Kotler esteve presente virtualmente para falar sobre marketing humanista. A programação também contou com painéis dos coautores Waldemar Pfoertsch, que apresentou os princípios do marketing H2H, enquanto Marcos Bedendo, que é professor da ESPM, trouxe reflexões sobre como esse conceito é aplicado no Brasil. 

O que é marketing H2H?

A palavra-chave que define o que é o marketing H2H é humanismo. “O humanismo é o conceito fundamental no qual estamos baseando toda a ideia de marketing H2H”, disse Kotler. Para além do produto, preço, praça e promoção — também conhecidos como os 4 Ps — em seu novo livro, o professor sugere que outro elemento ganhe destaque dentro desse ecossistema: o ser humano. 

Essa interpretação defende que as estratégias de marketing devem ter como foco as relações humanas. Assim, é possível conhecer as necessidades do cliente com mais profundidade e atendê-las de maneira mais efetiva — o que pode trazer benefícios tanto para quem vende quanto para quem consome. “Marketing é definido pela habilidade de criar, comunicar e entregar valor para um público-alvo com lucro”, afirmou. “O marketing H2H vem de uma perspectiva humanista, e o seu objetivo é produzir mais sorrisos.”

Desafios do profissional de marketing na atualidade

De acordo com o especialista, o mercado passa constantemente por transformações, e o avanço de novas tecnologias, como a inteligência artificial, vai ser mais uma delas. Na visão de Kotler, essas ferramentas devem ser encaradas como aliadas, como uma forma de otimizar processos. Por outro lado, diante desse cenário, o marketing H2H reforça a importância de uma habilidade que vai continuar sendo essencial para quem atua com marketing: a criatividade. “A criatividade vai ser crucial para os próximos anos. O mercado tem urgência de pessoas com ideias.”

O evento completo está disponível no canal da ESPM no YouTube.  

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Tags:
Carolina Ferraz

Repórter do Trendings

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *