Marketing pode ser definido como um conjunto de ações construído para três conceitos: demanda, mercado e lucro. Diversas produções audiovisuais já exploraram essa temática. Confira uma seleção de filmes sobre o tema que você precisa assistir:
Czech Dream é um documentário dirigido por dois diretores de cinema tchecos, Vít Klusák e Filip Remunda. Eles criam uma grande farsa divulgando a inauguração de um hipermercado no bairro de Letňany, em Praga. Vít e Remunda contratam uma agência de publicidade para fazer a campanha, onde eles criam anúncios de rádio, televisão, cartazes, folhetos com fotos de produtos falsos e uma música promocional.
“Os Jones” aparentam ser uma família perfeita. O que poucos sabem e que eles não são uma família de verdade. Mas sim funcionários de uma empresa que encontrou uma estratégia curiosa para aumentar seus lucros.
Octave Parango é um extravagante designer de publicidade que tem uma vida boa e um ótimo emprego. Mas um certo dia se cansa de seu trabalho e decide que quer ser demitido. Só que por mais que ele tente, não para de ser promovido dentro da empresa.
Um documentário que, no olhar do diretor, Doug Pray, reforça o cenário da publicidade dos anos 60, período marcado pela arte da persuasão. O documentário revela os esforços e a sabedoria de alguns influentes e criativos publicitários da época.
O documentarista Morgan Spurlock decide produzir um filme financiado apenas pela inserção de produtos. Muitas companhias negam a participação, mas o diretor acaba conseguindo apoio de empresas como a JetBlue Airways e Ban deodorant.
O documentário acompanha os bastidores da campanha de Pedro Gallo, um político boliviano que contrata a empresa de consultoria Greenberg Carville Shrum, para ajudá-lo a vencer as eleições presidenciais da Bolívia de 2002.
Um filme baseado no romance de Max Barry, que acompanha um jovem preguiçoso e oportunista que acredita ter o produto perfeito em mãos, a futura fórmula do milhão. Mas precisa confiar em sua parceira de negócios para construir uma boa campanha de marketing.
Billy e Nick são vendedores de relógios, até que se deparam com uma surpresa: seu chefe está fechando a loja por achar que seu negócio esteja ultrapassado. Com novos olhares, os dois conseguem fazer a inscrição em uma seleção de estágio no Google. Agora eles precisam se aventurar nas áreas da programação, marketing e tecnologia.
Nick Naylor é um porta-voz de uma grande empresa do setor de tabaco e que defende o consumo do cigarro para ganha a vida. Só que as coisas ficam complicadas, quando seu filho passa a se interessar pela sua profissão.
Os vendedores Steve Butler e Sue Thomason trabalham em uma empresa de extração de gás. Eles são enviados para uma cidade rural e devem convencer os moradores a permitirem que sua organização extraia o gás de suas propriedades.