fbpx
LOADING

Digite para procurar

Compartilhar

Danilo Torini, professor de Laboratório de Aprendizagem e de Inteligência Interartificial da ESPM, apresenta as ferramentas de IA mais indicadas para os estudantes

A IA está cada vez mais presente no nosso dia a dia: seja nos aplicativos de celular, nas televisões de casa ou em programas que usamos para trabalhar. Essa tecnologia se tornou um recurso importante que pode auxiliar na realização de diversas atividades, inclusive, nos estudos. Foi pensando nisso que conversamos com Danilo Torini, professor das disciplinas de Laboratório de Aprendizagem e Inteligência Interartificial da ESPM-SP, que nos indicou 6 ferramentas de inteligência artificial para estudar. Confira:

Elicit

No Elicit, o estudante pode buscar pesquisas acadêmicas e outros materiais científicos de qualquer assunto à sua escolha. Além dos artigos, essa ferramenta também traz os principais conceitos relacionados ao tema pesquisado, junto com as suas referências.

Chatpdf

Essa ferramenta avalia o conteúdo de um PDF disponibilizado pelo estudante, como um trabalho acadêmico, e faz uma revisão completa do material, inclusive apresentando trechos que podem ser melhorados, entre outras coisas.

Copilot

Desenvolvido pela Microsoft, o Copilot é um assistente virtual inteligente, que funciona a partir de comandos: o usuário faz a pergunta e recebe uma resposta. Pode ser usado, por exemplo, para programar lembretes e fazer buscas online. O diferencial é que essa ferramenta apresenta as fontes da sua pesquisa, possibilitando que o usuário clique no link e seja direcionado para a página original.

There’s An Ai For That

A plataforma reúne várias ferramentas de inteligência artificial, voltadas para diferentes tipos de tarefas. Elas podem contribuir para a geração de novas ideias e brainstorming, dar dicas de como construir a estrutura do conteúdo e fazer uma revisão da gramática e estilo da escrita, entre outras coisas.

Grammarly

O Grammarly é outra ferramenta que o estudante tem à sua disposição no dia a dia. Assim como os outros sites citados neste texto, ele possui funções parecidas, como a de corrigir erros de escrita. Outro ponto positivo é que permite que o usuário verifique se um conteúdo foi plagiado.

Quillbot

Para finalizar, temos o Quillbot, uma ferramenta de paráfrase que também é capaz de detectar possíveis plágios. Outro diferencial é que ela ajuda a reescrever e editar um determinado conteúdo em diferentes línguas, como francês, espanhol e alemão.

Use com cuidado

Como é possível perceber, existem inúmeras ferramentas de inteligência artificial disponíveis para o estudante complementar seus estudos, sem deixar de lado os meios tradicionais. No entanto, é preciso ter em mente que, embora sejam avançados, esses recursos possuem limitações, como informações estereotipadas ou respostas imprecisas.

“O que eu acho que precisa ser conversado é justamente as limitações e o uso responsável dessas ferramentas. Afinal, elas podem ser usadas tanto para aperfeiçoar o estudo como para o plágio. Podem ajudar a fazer curadoria, levantamento e seleção de informações, mas o estudante não pode copiar e colar esses textos na íntegra. Devem ajudar a orientar o estudo”, pontua Danilo.

Tags:
Luanna Nery

Repórter do Trendings

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *