Marketing

Pandemia derruba investimento publicitário

Levantamento Cenp-Meios mostra que houve uma retração de 19% em compra de mídia entre 2019 e 2020 – com queda em todos os meios, à exceção da internet

O monitoramento anual Cenp-Meios, realizado pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão com 217 agências instaladas no Brasil, mostrou que a pandemia derrubou em 19% em publicidade ao longo de 2020, em comparação com o ano anterior: de R$ 17.542 bi para R$ 14.214 bi – queda de mais de R$ 3.3 bilhões.

Veja o desempenho comparativo da participação por meio entre 2019 e 2020 no total do investimento publicitário

TV aberta
Participação em 2019: 52%
Participação em 2020: 51%

Internet
Participação em 2019: 21,2%
Participação em 2020: 26,7%

Out of home (OOH)
Participação em 2019: 10,5%
Participação em 2020: 8,6%

TV por assinatura
Participação em 2019: 6,9%
Participação em 2020: 5,9%

Rádio
Participação em 2019: 4,4%
Participação em 2020: 4,2%

Jornal
Participação em 2019: 2,7%
Participação em 2020: 2%

Revistas
Participação em 2019: 1%
Participação em 2020: 0,6%

Cinema
Participação em 2019: 0,4%
Participação em 2020: 0,1%

A TV aberta brasileira segue quase inabalável na liderança dos investimentos – resistindo, inclusive, a um movimento já detectado com força nos Estados Unidos e na Europa. Por lá, os investimentos em Internet já ultrapassam os feitos nas mídias tradicionais, puxadas por Google e Facebook, que, no mundo, responderam por US$ 230 bilhões em publicidade.

Perguntas para 2021

  • até quando a pandemia estará entre nós no Brasil?
  • mídias como Cinema e Revistas têm espaço para recuperar o que perderam?
  • TV por assinatura encontrará formas de resistir aos avanços do streaming?
  • podcasts, que têm no Brasil seu segundo maior país-ouvinte, terão fôlego comercial para, de alguma forma, atrair mais investimentos para o meio rádio?
  • a TV aberta continuará a perder audiência na proporção em que cresce o acesso à internet entre os brasileiros?

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Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

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