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Diretora de Marketing do TikTok revela a fórmula de sucesso do app e dá dicas para marcas

Filipe Oliveira
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Kim Farrell, diretora de Marketing do TikTok para a América Latina, deu valiosas dicas para marcas que desejam ingressar no app – que já foi baixado mais de 2 bilhões de vezes – durante palestra no YOUPIX Summit

“Não precisa enxergar o TikTok como um lugar para fazer anúncios para sua marca. Você apenas precisa criar e se divertir dentro do que já existe”. A dica é de Kim Farrell, diretora de Marketing do TikTok para a América Latina, que palestrou nesta quinta-feira (3) no YOUPIX Summit. A executiva norte-americana revelou – em bom português –  a receita de sucesso do app chinês, que está presente em mais de 150 países e já ultrapassou a marca de 2 bilhões de downloads, e deu dicas para marcas que desejam ingressar na plataforma.

Farrell abriu a apresentação com dados de um estudo publicado pelo site Mobile Marketer em 2019, que mostram que a geração Z passa em média 2.9 horas por dia consumindo vídeos no celular e os millenials em média 2 horas. “O TikTok vem crescendo muito com esse movimento” comentou a diretora, apresentando outro dado que aponta que o TikTok foi o aplicativo mais adicionado a tela inicial dos smartphones brasileiros em um ano, com um aumento de 75%. “Isso significa que os nossos usuários estão querendo ter o TikTok logo na tela inicial para conseguir entrar mais facilmente”.

Fórmula do Sucesso

Farrell credita o sucesso do TikTok aos seguintes fatores:

Diversidade

“Nossa plataforma é superdiversa, pessoas de todas as idades, gêneros, raças e crenças estão com a gente. Achamos que essa diversidade é o que faz nossa plataforma ser o lugar para despertar a criatividade em todo o mundo”.

Experiência imersiva

“Sempre brinco que você não vai abrir o TikTok quando está em uma reunião, porque quando você abre o app, quer prestar atenção 100% no conteúdo que está lá. Você quer assistir com som, quer rir, quer se engajar com aquele conteúdo e quer aquela experiência com tela inteira.”

Alcance do conteúdo

“Não é só quem segue você que vai ver o seu conteúdo ou os seguidores dos seus seguidores”, comentou a Farrell. “A criatividade que você coloca em seu conteúdo é o que vai determinar o seu alcance na plataforma.”

Experiência focada no usuário

“Nossa plataforma é 100% feita em torno de nosso usuário. Por isso, que a gente tem o ‘Para Você’, que é só para mostrar o que é do seu interesse, baseado em afinidade, nos conteúdos que você gosta. Tudo ali realmente é feito para você.”

Democratização

“Você não precisa ter outros 5 apps para editar e também não precisa ter uma formação especial para criar seus conteúdos. Está tudo lá, dentro do nosso app, para você participar dos trends, dos desafios, tentar dublar aquele áudio que você viu e amou e fazer as transmissões.”

Kim Farrell, diretora de Marketing do TikTok para a América Latina
Kim Farrell, diretora de Marketing do TikTok para a América Latina Foto: Shutterstock

Dicas para Marcas

Ao final da palestra, a diretora de marketing também deixou algumas dicas para quem deseja colocar sua marca no TikTok. Segundo ela, tudo gira em torno de criatividade e autenticidade.

1 – Pesquisar hashtags e desafios que estão ocorrendo

2 – Adaptar os desafios para o seu nicho

3 – Investir na parceria com creators

4 – Ensinar algo do seu segmento

5 – Fazer lives para humanizar sua marca

6 – Usar as ferramentas de edição da plataforma

7 – Usar hashtags em suas postagens

O app também deverá lançar em breve uma ferramenta para anúncios. “Isso ainda não está disponível no Brasil, mas você não precisa esperar por isso para entrar em nossa plataforma. Fazer um conteúdo criativo e autêntico e se juntar com nossa comunidade de creators é a melhor forma de você começar a crescer no TikTok.”

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Filipe Oliveira

Editor do #Trendings.

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