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Quais são os desafios para o profissional de marketing em 2025?

Isabela Moreira
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O professor e coordenador de curso da ESPM Marcos Bedendo faz um balanço das tendências do ano e explica como o profissional de marketing pode se adaptar a elas

Todos os anos, tendências surgem e transformam o mercado. Para o profissional de marketing não é diferente: no episódio #87 do podcast Lifelong Cast, Marcos Bedendo, coordenador do curso Strategic H2H Marketing da ESPM e professor da instituição, falou sobre os principais desafios da área para empresas, profissionais e marcas.

O marketing em 2024

Coautor do livro Marketing H2H – A Jornada do Marketing Human to Human, de Philip Kotler, Bedendo fez um balanço de como o marketing progrediu em 2024: “Foi um ano em que as empresas começaram a incluir cada vez mais a digitalização e a tecnologia em seus princípios”.

Segundo ele, isso inclui desde produtos criados com base em dados coletados sobre os consumidores por meio de tecnologias até serviços individualizados, com empresas grandes implementando processos para poder captar mais dados dos consumidores e usá-los para qualquer tipo de estratégia de marketing.

“Coisas que, no passado, somente as grandes varejistas, como a Amazon, conseguiam fazer, agora vemos em outro conjunto de empresas que não é só do varejo e que também consegue individualizar ofertas, conteúdos e ter muitas coisas no mercado.”

Desafios para o profissional de marketing em 2025

A hiper individualização deve continuar em 2025, de acordo com Bedendo. Tudo que, antes, era massivo e padronizado, hoje é o contrário. Mas o especialista ressalta que esse não é o único desafio que aguarda o profissional de marketing. “Passou o tempo que o profissional de marketing conhecia só os elementos do marketing digital, hoje precisa conhecer a visão de negócios e mercado, ter um olhar mais estratégico”, disse.

Para o professor, o mundo foi de ordenado, onde se entendia causa e efeito, para desordenado. “Hoje, não sabemos ao certo para onde o mercado vai, nem qual tendência vai pegar ou não”, alertou ele.

“O grande problema de algumas empresas é agir como no passado, esperar o cenário estar desenhado para então decidir seu posicionamento. E, quando entram, o mercado já mudou.”

Conselho para o profissional de marketing

O principal conselho de Bedendo é tentar adotar o que é novo no mercado, dentro das condições da empresa, mesmo que não se saiba o que fazer com essa novidade.

“O tempo de refletir, pesquisar e estruturar deixou de existir”, pontuou. “Temos que ser mais impetuosos, entrar no mercado e ver o que está acontecendo. Se você não entrar, nunca vai saber o resultado.”

Assista ao episódio completo e descubra quais outros desafios aguardam o profissional de marketing em 2025:

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Isabela Moreira

Repórter do Trendings

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