Negócios

A jornada da experiência do cliente é omnichannel

Consumidor não deve sentir diferença na sua jornada, independentemente do ambiente escolhido ou de quantas trocas de canais ou atendentes ele prefira fazer

O cliente está conectado em vários dispositivos e isso não é novidade para ninguém, não é mesmo? Também está conectado com as empresas em vários pontos de contato e com expectativa alta de um bom atendimento, de ser tratado com exclusividade, de receber ofertas personalizadas, de entrar em contato com a empresa (independente do canal de atendimento) e ser rapidamente identificado e tratado pelo nome etc. No entanto, nem todas as empresas estão preparadas para isso uma vez que não implementaram o omnichannel para garantir essa experiência única que o consumidor espera.

Você já ligou para o call center de uma empresa e fez o cadastro de uma reclamação, falou com um atendente na loja física, teve que se cadastrar novamente e depois interagiu no chat – e precisou  informar seus dados novamente? Que nervoso, não é mesmo? É disso que estou falando.

Omini é originário do latim e significa “tudo/inteiro”. Já channel, vem do inglês e significa “canal”. Omni + channel = “todos os canais”. É uma abordagem em que o consumidor não irá sentir diferença na sua jornada, independentemente do ambiente escolhido ou de quantas trocas de canais ou atendentes ele prefira fazer, seja por querer continuar o contato por outro canal, seja para adiar uma conversa para um momento mais adequado – é uma experiência “fluída”.

Em um estudo publicado pela Harvard Business Review, consumidores que usaram quatro ou mais dispositivos ou canais gastaram 9% a mais na loja do que aqueles que usaram apenas um canal. Os consumidores omnichannel frequentaram 23% mais a loja do que os clientes exclusivos do físico ou virtual. Isso quer dizer que o ROE (Return on Experience) para o investimento em omnichannel pode sim ser calculado e mostrado dentro da organização.

A jornada do cliente omnichannel é mais interativa, inclusive na loja física, e mais lucrativa justificando o seu investimento inicial.

Quando se pensa na experiência do cliente como um todo, não se pode deixar omnichannel de fora, assim como o CRM, a experiência do funcionário etc. – mas esses são temas para outra ora.

Quer ver mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e comunicação?

Andrea Naccarati de Mello

Consultora de marketing, escritora, editora e professora da ESPM. Trinta anos de experiência em Marketing, tendo atuado como executiva em multinacionais como Samsung, Mondelez, Unilever. É fundadora e CEO da Robecca & Co., Consultoria em Branding, CX, CRM, Inteligência de Mercado, Fidelização de Clientes e Editora.

Recent Posts

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

4 dias ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

5 dias ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

2 semanas ago

Entenda o que é curso de extensão e seus benefícios

Você já fez um curso de extensão? Pretende fazer? Descubra para quem é indicado e…

2 semanas ago

Entenda o que é tendência e o que não é

Especialista explica a diferença em relação a modismo e futurismo e o que mais você…

3 semanas ago

8 séries e filmes sobre empreendedorismo

Confira a nossa seleção de filmes e séries sobre empreendedores e negócios de diversos segmentos…

3 semanas ago

This website uses cookies.