Por Matheus Noronha, Luiz Otávio e Matheus Lima
O relatório da IEA – Agência Internacional de Energia, “Net Zero by 2050 – A Roadmap for the Global Energy Sector” apresenta um roteiro para a descarbonização do planeta, considerando cenários econômicos em que as fontes de energia renováveis são centrais para a discussão sobre a redução e neutralização da emissão de gases na atmosfera até 2050. A BNEF – Bloomberg New Energy Finance estima que para alcançar a neutralidade de carbono até 2050 serão exigidos cerca de US$ 173 trilhões de dólares em investimento na transição energética.
Este movimento faz com que as empresas nacionais e estrangeiras repensem seus portfólios de ativos e suas estratégias para atrair capital e fomentar a mudança para o avanço da infraestrutura e economia via transição energética. Grandes organizações do setor de óleo e gás estão, em face dos cenários de descarbonização, se vendo obrigadas a atualizar os seus segmentos de atuação, reaproveitando as tecnológicas e apropriando-se de transbordamentos de conhecimentos de indústrias paralelas para desenvolver suas novas estratégias.
Essas empresas passaram a adotar novas estratégias e implementar tecnologias renováveis e limpas. Entre as inovações, estão a energia eólica onshore e offshore, solar fotovoltaica, hidrogênio verde e outras formas de neutralizar o carbono de ativos que geram energia via fontes fósseis.
O relatório “Oil companies and the energy transition” da IRENA – Agência Internacional de Energia Renovável, observa essa reestruturação de portfólio em empresas tradicionais do setor de energia fóssil como: BP, Shell, Equinor, para a exploração de fontes renováveis, utilizando seus conhecimentos para avanço do setor.
Confira a seguir algumas estratégias implementadas por empresas do setor energético que visam fomentar a transição energética de baixo carbono:
As presentes estratégias possibilitarão caminhos sustentáveis economicamente e com responsabilidade socioambiental para empresa, subsidiando oportunidades que balizarão o futuro da energia renovável e das tecnologias para neutralização de carbono.