O caminho do empreendedorismo é cheio de altos e baixos. Até figuras como Mark Zuckerberg e Silvio Santos tiveram que passar por diversos desafios na criação de seus produtos e empresas. Histórias reais como essas podem servir como inspiração nos momentos mais difíceis. A equipe do Trendings listou 8 filmes e séries para empreendedores que querem criar o seu próprio negócio. Confira:
O filme A Rede Social começa com Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) em Harvard, período durante o qual ele desenvolveu diversos programas, incluindo o Facesmash, onde alunos da universidade avaliavam a aparência de suas colegas.
O site foi tão bem que o número de acessos chegou a fazer com que parte da rede de internet de Harvard caísse. Apesar de o episódio ter lhe rendido uma suspensão de seis meses, Zuckerberg percebeu o quanto jovens universitários eram engajados e não queriam ficar de fora das novidades.
Com o investimento de US$ 1 mil do também aluno Eduardo Saverin (Andrew Garfield), criou o site Thefacebook, uma rede social para estudantes de universidades de elite dos Estados Unidos. A exclusividade e a divulgação boca a boca fizeram com que o novo site fosse um sucesso ainda maior, se tornando o Facebook, atualmente avaliado em US$ 1,5 trilhão.
Na produção ganhadora do Emmy, Claire Danes (Homeland) interpreta Temple Grandin, uma acadêmica defensora dos animais que criou um aparelho para confortar pessoas que, como ela, estão no espectro autista.
A ideia da “máquina de abraços” surgiu do interesse de Grandin nas condições e tratamento do gado em fazendas. Ela observou que, ao serem colocados no brete, uma espécie de gaiola de contenção para a realização de procedimentos, até os animais mais agitados se acalmavam.
Aos 18 anos, criou um aparelho que segue a mesma lógica, para que autistas pudessem se autorregular. Na máquina de abraços, a pessoa se deita de barriga para baixo, ficando entre duas tábuas acolchoadas. A partir de um controle, regula a pressão que as partes fofas exercem em seu corpo, ou seja, o “abraço”. Sessenta anos depois, essa invenção segue ajudando pessoas ao redor do mundo.
O filme é inspirado na trajetória de Joy Mangano, a inventora do “miracle mop”, o esfregão milagroso. Interpretada por Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes), Joy teve dificuldades em se manter financeiramente entre as décadas de 70 e 80. Divorciada e com três filhos para criar, passou por vários trabalhos, de garçonete à secretária de uma companhia aérea.
Cansada da ineficiência dos esfregões disponíveis no mercado, em 1990, ela inventou o mop, um esfregão com 90 metros de cordas de algodão que pode ser torcido e reposto sem molhar as mãos de quem o utiliza, facilitando a limpeza do chão e outras superfícies.
Mangano usou suas economias e investimentos de amigos e familiares para criar 1.000 unidades do produto. O esfregão milagroso se tornou um sucesso de vendas, principalmente por canais de vendas na televisão, onde a empreendedora conversava diretamente com seu público-alvo: as donas de casa. O império dela só cresceu ao longo dos anos, com expansão para outros produtos de limpeza sem químicos perigosos e produtos para cozinha.
Silvio Santos (1930-2024) foi um dos maiores empresários e comunicadores do Brasil. Antes do SBT, já tinha um currículo recheado, tendo apresentado programas em outras emissoras e tornado o Baú da Felicidade em um negócio de sucesso.
A série O Rei da TV relembra a trajetória dele, abordando tanto questões pessoais quanto de carreira. A primeira temporada retrata desde a infância como camelô até a luta para conseguir a concessão do SBT durante a ditadura militar.
A segunda temporada se aprofunda ainda mais com episódios que se passam em 1989, quando Silvio Santos (José Rubens Chachá) se candidata à presidência da República. Além disso, cobre a transformação do SBT em um canal relevante e grandes marcos da vida pessoal, como o sequestro dele e de sua filha, Patrícia Abravanel.
A criação do McDonald’s tem diversas camadas. Em 1940, os irmãos Richard e Maurice McDonald’s abriram o primeiro restaurante e, oito anos depois, o reinventaram com o Speedee Service System, um método para produzir mais refeições de baixo custo em menos tempo. Esse sistema se tornou padrão no funcionamento de redes de fast-food.
A novidade chamou a atenção de Ray Kroc, um vendedor ambulante que convenceu os irmãos McDonald’s a deixá-lo abrir franquias do restaurante. O filme Fome de Poder mostra esses acontecimentos e suas consequências. Kroc (Michael Keaton) popularizou a lanchonete, abrindo filiais em várias partes do Estados Unidos, chegando a comprar a empresa em 1961.
Neil Bogart (1943-1982) foi um importante executivo do mundo da música, responsável por impulsionar as carreiras de talentos como Cher e Gladys Knight. Com direção de Timothy Scott Bogart, filho do empresário, A Era de Ouro revela os bastidores da criação da Casablanca Records, gravadora que ajudou a tornar o disco um dos gêneros mais ouvidos da época.
Interpretado por Jeremy Jordan, Bogart foi um dos fundadores da Casablanca, e se destacou por investir em artistas diferentes dos que estavam em alta na época. A banda Kiss, por exemplo, foi a primeira a assinar o contrato com a gravadora, em 1973. O filme traz ainda momentos de Bogart com Gene Simmons, a dupla Village People e Donna Summer.
Julia Child é uma das cozinheiras mais conhecidas do mundo. A série Julia mostra como ela foi de uma dona de casa interessada pela cozinha à pioneira do formato de programa culinário televisivo. A cozinheira (Sarah Lancashire) começou a ganhar notoriedade por adaptar pratos franceses clássicos ao gosto do público americano, com o lançamento de diversos livros sobre o assunto.
Ao longo de duas temporadas, Julia aborda esse período da vida dela, o desenvolvimento de seu programa de TV nos anos 60 e os desafios que enfrentou para firmar seu lugar em um ambiente controlado por homens. Entre altos e baixos, a relação de Julia Child com a cozinha — e forma de preparar pratos como seu conhecido Beef Bourguignon — influencia a gastronomia até hoje.
Estrelado por Hugh Jackman (X-Men), o filme é uma adaptação musical da vida de Phineas Taylor Barnum, um empresário e artista que ficou conhecido por transformar apresentações circenses em grandes espetáculos.
A relação de P.T. Barnum com o circo começou cedo: na infância, vendia ingressos para o show de Hachaliah Bailey, um dos pioneiros nos números com animais. Já adulto, criou o primeiro aquário dos Estados Unidos, organizou concursos de beleza, competições para cachorros e até bebês.
Barnum ficou conhecido por seu museu de curiosidades, onde exibiu figuras como gêmeos siameses, um homem negro com microcefalia, uma mulher gigante e um anão. Atento ao interesse dos espectadores em suas atrações — e nos lucros que traziam —, nos anos 1870, começou a viajar com sua trupe, fazendo apresentações ao redor do mundo.
Entenda como conselhos administrativos podem impulsionar o crescimento da empresa e garantir sua sustentabilidade
Saiba o que são, como identificar e o que fazer; e conheça alguns dos tipos…
Entenda as causas e consequências da procrastinação, e o quanto esse comportamento pode revelar sobre…
Coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM explica o que diferencia um gestor…
Especialista aponta os erros mais comuns que podem impactar negativamente o cálculo do preço de…
Produções contam as histórias de estilistas famosos, como Christian Dior, Coco Chanel e Yves Saint…
This website uses cookies.