Negócios

Qual é o melhor índice NPS para sua empresa?

Comece estabelecendo metas simples e acessíveis de NPS, focadas nas principais observações obtidas com seus clientes. E depois compare o NPS atingido por outras empresas e pelo mercado

Antes de começar o assunto, é importante destacar que um indicador ou KPI (Key Performance Indicator), quando isolado de um contexto, não tem muita validade, ou seja, qualquer KPI deve ser analisado em comparação a outros, sejam internos ou externos à empresa.

Partindo desta premissa, vamos aprender a identificar qual seria o melhor índice NPS para sua empresa. A maioria dos artigos sobre o assunto apresenta uma comparação entre concorrentes e estabelece um benchmark para os principais segmentos do mercado, o que é coerente e correto. Porém antes de tentar atingir e mesmo superar o benchmark do setor é preciso entender em qual estágio o NPS encontra-se na sua empresa.

Primeiro passo: um olhar interno

Se estiverem na implementação, ou estágio inicial do NPS, é muito provável que o índice NPS apresente um valor negativo. A dica aqui é estabelecer metas simples e objetivas, para que sejam atingidas progressivamente. É necessário classificar e priorizar as observações de seus clientes para as notas e estabelecer um canal de comunicação claro, transparente e ágil com eles.

Benchmark: persiga e supere metas

Inclua a comparação de seu NPS com outras empresas do setor, e com outros indicadores advindos da própria empresa (Facebook, Twiter etc), ou externos, tais como: sites de reputação, sites de avaliação de produtos/serviços e conteúdo gerado pelo usuário (CGU). CGUs são comentários que clientes compartilham na internet e redes sociais sobre produtos e serviços, assunto para outro post…

Formando a base de dados NPS

Invista na formação da base de dados para o NPS. Ouça a voz do cliente: aprenda a classificar e analisar as informações que vem dos clientes. Estabeleça o diálogo com eles (administre e complete o loop). Internamente, gerencie as barreiras culturais que surgirão no processo. A recomendação é aprofundar as análises, priorizar as ações, investir em treinamento de funcionários e em sistemas de gerenciamento específicos para NPS.

O Net Promoter System

Consolide o processo NPS e transforme o “S” de Score para System. Refine as informações obtidas, coloque em prática as sugestões recebidas, fortaleça o relacionamento com o cliente nos vários pontos de contato, e incentive e recompense clientes e funcionários. Fortaleça seus promotores. Acrescente às comparações os índices NPS de mercados correlatos e quando possível, compare os índices NPS de sua empresa e concorrentes em outros países.

Quer ver mais conteúdos sobre negócios, tecnologia e comunicação? Assine gratuitamente nossa newsletter e os receba por e-mail

Conclusão

Se depois destas explicações você ainda quiser números, seguem algumas fontes que poderão ajudá-lo a definir o benchmark de NPS: Bain & Company (ranking internacional) e Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente (IBRC) para ranking nacional.

De maneira geral o NPS negativo é considerado crítico. Merece muita atenção e análise dos fatores que estão contribuindo para este índice tão baixo.

O importante é tomar consciência de suas principais fraquezas, considerar a evolução do índice e estabelecer metas de crescimento consolidadas para o NPS.

Lembre-se que o principal objetivo do NPS é identificar a lealdade de seus clientes. O quanto eles estariam dispostos a recomendar e defender sua marca para outros clientes? O quanto a sua empresa está preparada para ouvi-los? E o quanto seus funcionários estão comprometidos com sua empresa a ponto de querer encantar o cliente?

Ana Lúcia Borella Guido

Consultora em pesquisa mercadológica e professora convidada do (Instituto Mauá de Tecnologia (ITM). Doutorado e Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-SP, MBA em negócios pela FIA e Graduação em Marketing pela ESPM. Mais de 30 anos de experiência em comunicação, marketing e comercial B2B, atuando em empresas nacionais e multinacionais.

Recent Posts

Líderes que transformaram o mundo dos negócios no Brasil

De fintechs a varejo, conheça as trajetórias dos líderes que transformaram diferentes setores no país

3 meses ago

10 dicas de oratória para ir bem nas apresentações de trabalho

Saiba como se preparar, manter a confiança e conversar com o público em apresentações com…

3 meses ago

Brand experience acontece em cada ponto de contato com os consumidores

Entenda como o brand experience atua nas interações com a marca e impacta os resultados…

3 meses ago

Conheça as principais tendências de tecnologia para 2025

Edney Souza e Rodrigo Terra, professores da ESPM, revelam quais são as tendências de tecnologia…

4 meses ago

Saúde mental no trabalho: os desafios para empresas e colaboradores

Os efeitos da saúde mental no trabalho vão além do nível individual e exigem adaptação…

4 meses ago

Reunião de trabalho: como organizar, conduzir e o que não fazer

Compreenda o processo de organização de uma reunião de trabalho e como aproveitá-la ao máximo.

4 meses ago

This website uses cookies.