Pesquisas

Magalu x Madero: pesquisa aponta empresas com melhor e pior imagem durante a pandemia

Estudo da ESPM Rio mostra as mudanças de comportamento e de consumo em tempos de isolamento social: “consumidor está mais racional, alterando suas percepções sobre marcas, pessoas, sentimentos”, diz pesquisadora

O Magazine Luiza é a empresa mais bem vista pelos consumidores durante a pandemia de Covid-19. É o que apontou uma pesquisa quantitativa online da ESPM Rio com 300 participantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Entre outras ações, a gigante varejista, comandada por Luiza Trajano, foi uma das idealizadoras do movimento ‘Não Demita!’, que incentiva empresários a preservarem empregos durante a pandemia, e lançou uma plataforma para pequenas empresas e autônomos venderem seus produtos online.

Já a marca mais lembrada negativamente foi a Madero, rede de restaurantes fundada por Júnior Dursk. No início da pandemia, o empresário se envolveu em uma polêmica ao publicar um vídeo em que criticou o fechamento do comércio: “As consequências que vamos ter economicamente no futuro vão ser muito maiores do que as pessoas que vão morrer agora com o coronavírus”, afirmou Dursk.

Consumo

A pesquisa também revelou os hábitos de consumo durante a pandemia. 45% dos entrevistados disseram ter feito ao menos uma compra online durante o isolamento. Sendo que, 70% dessas pessoas compraram produtos para melhorar o conforto da casa. Destaque para máquinas de lavar louça e itens relacionados ao trabalho ou estudo, como fones de ouvido, teclados e impressoras.

“O estudo mostrou que o isolamento social transferiu o consumo da rua para casa e a desaceleração do consumo gerou um nível de consciência maior”, disse Karine Karam, pesquisadora do think tank cRio ESPM. “O comportamento do consumidor está mais racional, alterando suas percepções sobre marcas, pessoas, sentimentos.”

Parte dos respondentes acredita que seus hábitos de consumo vão mudar após a pandemia: 43% apontaram que passarão a comprar menos e 42% acreditam que vão economizar mais daqui para frente.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de abril e 1 de maio.

LEIA TAMBÉM:

Busca por jogo de tabuleiro bate recorde durante a quarentena

6 dicas para sua empresa apoiar causas sem ser oportunista

Pandemia no mercado de eventos: “Foi o primeiro a parar e deve ser o último a voltar”

Redação Trendings

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Recent Posts

Como conselhos podem ajudar na gestão de talentos

Entenda como conselhos administrativos podem impulsionar o crescimento da empresa e garantir sua sustentabilidade

1 dia ago

Microagressões contra as mulheres no ambiente de trabalho

Saiba o que são, como identificar e o que fazer; e conheça alguns dos tipos…

4 dias ago

Procrastinação: saiba mais sobre o hábito e como deixar de procrastinar

Entenda as causas e consequências da procrastinação, e o quanto esse comportamento pode revelar sobre…

1 semana ago

Conheça as diferenças entre gestor e líder e como se integram

Coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM explica o que diferencia um gestor…

2 semanas ago

7 erros de precificação que sua empresa não deve cometer

Especialista aponta os erros mais comuns que podem impactar negativamente o cálculo do preço de…

2 semanas ago

9 séries e filmes sobre moda para se inspirar

Produções contam as histórias de estilistas famosos, como Christian Dior, Coco Chanel e Yves Saint…

3 semanas ago

This website uses cookies.