O Magazine Luiza é a empresa mais bem vista pelos consumidores durante a pandemia de Covid-19. É o que apontou uma pesquisa quantitativa online da ESPM Rio com 300 participantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Entre outras ações, a gigante varejista, comandada por Luiza Trajano, foi uma das idealizadoras do movimento ‘Não Demita!’, que incentiva empresários a preservarem empregos durante a pandemia, e lançou uma plataforma para pequenas empresas e autônomos venderem seus produtos online.
Já a marca mais lembrada negativamente foi a Madero, rede de restaurantes fundada por Júnior Dursk. No início da pandemia, o empresário se envolveu em uma polêmica ao publicar um vídeo em que criticou o fechamento do comércio: “As consequências que vamos ter economicamente no futuro vão ser muito maiores do que as pessoas que vão morrer agora com o coronavírus”, afirmou Dursk.
Consumo
A pesquisa também revelou os hábitos de consumo durante a pandemia. 45% dos entrevistados disseram ter feito ao menos uma compra online durante o isolamento. Sendo que, 70% dessas pessoas compraram produtos para melhorar o conforto da casa. Destaque para máquinas de lavar louça e itens relacionados ao trabalho ou estudo, como fones de ouvido, teclados e impressoras.
“O estudo mostrou que o isolamento social transferiu o consumo da rua para casa e a desaceleração do consumo gerou um nível de consciência maior”, disse Karine Karam, pesquisadora do think tank cRio ESPM. “O comportamento do consumidor está mais racional, alterando suas percepções sobre marcas, pessoas, sentimentos.”
Parte dos respondentes acredita que seus hábitos de consumo vão mudar após a pandemia: 43% apontaram que passarão a comprar menos e 42% acreditam que vão economizar mais daqui para frente.
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de abril e 1 de maio.
LEIA TAMBÉM:
Busca por jogo de tabuleiro bate recorde durante a quarentena
6 dicas para sua empresa apoiar causas sem ser oportunista
Pandemia no mercado de eventos: “Foi o primeiro a parar e deve ser o último a voltar”
Entenda como conselhos administrativos podem impulsionar o crescimento da empresa e garantir sua sustentabilidade
Saiba o que são, como identificar e o que fazer; e conheça alguns dos tipos…
Entenda as causas e consequências da procrastinação, e o quanto esse comportamento pode revelar sobre…
Coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM explica o que diferencia um gestor…
Especialista aponta os erros mais comuns que podem impactar negativamente o cálculo do preço de…
Produções contam as histórias de estilistas famosos, como Christian Dior, Coco Chanel e Yves Saint…
This website uses cookies.