Ponto de Vista

Não demita: que essa ideia viralize

Depois de pedir crédito e redução de impostos, empresários começam a entender que a contrapartida é que assumam seu papel de responsabilidade social com um de seus principais stakeholders: os funcionários. Mil deles assinaram um manifesto Não demita!

“A primeira responsabilidade social de uma companhia é retribuir à sociedade o que ela proporciona a você – começando pelas pessoas que dedicam suas vidas, todo dia, ao sucesso do seu negócio.” É dessa maneira que um grupo de empresários brasileiros explica suas intenções no manifesto que está no site Não demita! – que, em poucos dias, já reúne mais de 1000 empresas que se comprometem a não demitir durante a crise do coronavírus.

Entre as idealizadoras do projeto aparecem empresas tão diversas quanto Itaú Unibanco, BTG Pactual e Bradesco, entre outros bancos, redes varejistas como Renner, C&A e Magazine Luiza, hospitais, a exemplo da Rede D’Or, e redes de escolas, como Ânima Educação.

Além de criar um movimento positivo, essa iniciativa se opõe frontalmente aos empresários que adotaram as demissões como a primeira medida, conforme alguns já anunciaram. E vem ao encontro do benefício emergencial que o governo federal anunciou para 24,5 milhões de trabalhadores que, em nome da manutenção de seus empregos, devem ser afetados por redução na jornada de trabalho e de salários ou pela suspensão de seus contratos de trabalho.

O grupo avalia que, por maior que sejam as ferramentas de socorro aos trabalhadores neste momento, elas não serão suficientes – e a contribuição das empresas é um dever, uma vez que, de modo geral, avaliam que será necessário recontratar pessoas no momento da retomada pós paralisação pela pandemia.

Dessa forma, esses empresários que se alinharam ao Não demita! se comprometem, ainda, a recorrer a medidas como adiantamento de férias, entre outras – nem que seja a renegociação de reduções de jornada e salários. Demitir, porém, não!

Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

Recent Posts

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

1 dia ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

5 dias ago

Prompts para IA: tudo o que você precisa saber

Você sabe utilizar a inteligência artificial? Descubra como criar bons prompts para a execução de…

6 dias ago

Endomarketing: tudo o que você precisa saber

Especialista explica o que de mais importante você precisa saber sobre essa ferramenta de comunicação…

2 semanas ago

Golpe do falso emprego: o que é e como identificar

Entenda o que é esse golpe, como é aplicado e que tipo de prejuízo pode…

2 semanas ago

Guia do mercado pet: tudo o que você precisa saber

Confira tendências do setor, os números do mercado pet no Brasil e as oportunidades de…

3 semanas ago

This website uses cookies.