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Não demita: que essa ideia viralize

Jorge Tarquini
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Depois de pedir crédito e redução de impostos, empresários começam a entender que a contrapartida é que assumam seu papel de responsabilidade social com um de seus principais stakeholders: os funcionários. Mil deles assinaram um manifesto Não demita! 

“A primeira responsabilidade social de uma companhia é retribuir à sociedade o que ela proporciona a você – começando pelas pessoas que dedicam suas vidas, todo dia, ao sucesso do seu negócio.” É dessa maneira que um grupo de empresários brasileiros explica suas intenções no manifesto que está no site Não demita! – que, em poucos dias, já reúne mais de 1000 empresas que se comprometem a não demitir durante a crise do coronavírus.

Entre as idealizadoras do projeto aparecem empresas tão diversas quanto Itaú Unibanco, BTG Pactual e Bradesco, entre outros bancos, redes varejistas como Renner, C&A e Magazine Luiza, hospitais, a exemplo da Rede D’Or, e redes de escolas, como Ânima Educação.

Além de criar um movimento positivo, essa iniciativa se opõe frontalmente aos empresários que adotaram as demissões como a primeira medida, conforme alguns já anunciaram. E vem ao encontro do benefício emergencial que o governo federal anunciou para 24,5 milhões de trabalhadores que, em nome da manutenção de seus empregos, devem ser afetados por redução na jornada de trabalho e de salários ou pela suspensão de seus contratos de trabalho.

O grupo avalia que, por maior que sejam as ferramentas de socorro aos trabalhadores neste momento, elas não serão suficientes – e a contribuição das empresas é um dever, uma vez que, de modo geral, avaliam que será necessário recontratar pessoas no momento da retomada pós paralisação pela pandemia.

Dessa forma, esses empresários que se alinharam ao Não demita! se comprometem, ainda, a recorrer a medidas como adiantamento de férias, entre outras – nem que seja a renegociação de reduções de jornada e salários. Demitir, porém, não!

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Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

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