Ponto de Vista

Por que cultivar parcerias é vital no mundo dos negócios?

Seja como empreendedor, seja como funcionário, você não terá futuro se não cultivar laços fortes para atravessar os (muitos) mares revoltos pelo caminho 

Talvez você já tenha até ouvido o conselho “no ambiente de trabalho, não existem amigos – e não confie em ninguém”. Ou ainda “pense em você – é o que todo mundo faz”.

Claro que o objetivo do trabalho não é (e nem deve ser) a busca de amizades. Mas isso não significa que seja impossível estabelecer parcerias significativas.

Quando estamos dentro de uma corporação, elas nos ajudam a trafegar por áreas diversas e a aproveitar sinergias (detesto a expressão e o que ela se tornou pela banalização, mas é exatamente esse o significado que cabe aqui). Ou seja: a reciprocidade de saber que há alguém que não vai ser uma ameaça (pois são de departamentos distintos) e que busca fortalecimento é uma soma do tipo ganha-ganha.

Já quando somos empreendedores, a fonte para encontrar as parcerias vem de transformar fornecedores em aliados. A ideia de que você está apenas pagando (ou recebendo) para conseguir (ou fornecer) um produto ou serviço simplesmente te isola numa posição de irrelevância.

Pense, por exemplo, em um “fornecedor” de tecnologia, algum desenvolvedor. Se você simplesmente encará-lo como alguém de quem você vai “comprar” uma solução para a qual você vai brifá-lo, certamente perde a oportunidade de, ao se mostrar um parceiro em potencial, ganhar confiança suficiente para que ele proponha experimentar algo que está desenvolvendo – em vez de apenas “vender” uma solução prêt-à-porter.

Seja em que situação for, as oportunidades de realizar mais e colher melhores resultados, numa empresa ou no seu próprio negócio, serão sempre maiores se estivermos em boa companhia. Afinal, ninguém é uma ilha. E navegadores solitários, mesmo que não pareça, só alcançam seu porto seguro com a parceria de muita gente em terra…

LEIA TAMBÉM:

“Por que saiu do seu último emprego?” Veja como responder ao recrutador

O que fazer se o seu chefe não se dá bem com você?

Transição de carreira: 7 dicas para ter sucesso

Jorge Tarquini

Curador do #Trendings.

Recent Posts

Entenda o que é o marketing 5.0

Saiba porque essa versão do marketing busca oferecer mais que produtos e atendimento. Agora é…

2 horas ago

Robótica e IA para manutenção preditiva das eólicas offshore

Drones aéreos, aquáticos e subaquáticos têm sido utilizados ao redor do mundo para realizar manutenções…

4 dias ago

7 dicas para gestão de comunidades digitais

Entenda o que são esses grupos e como se faz o gerenciamento dessas tribos

6 dias ago

Data lake: entenda o conceito e etapas da análise de dados

Saiba o que é um lago de dados e o papel da inteligência analítica para…

1 semana ago

Conheça a rotina de quem trabalha com jornalismo de moda

Jornalistas da Glamour e da Vogue falaram sobre os desafios de quem atua nesse segmento…

1 semana ago

Entenda o que é inteligência analítica

Saiba o que é, para que serve e qual a importância dessa atividade para as…

2 semanas ago

This website uses cookies.