Infelicidade no trabalho, problemas com o chefe, falta de perspectiva de crescimento e desejo de alçar voos mais altos. De acordo com Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM, estas são algumas das principais motivações para mudanças de carreira.
“Na maioria das vezes, as pessoas querem mudar de empresa ou trajetória profissional e a questão salarial não é a principal razão”, diz a orientadora de carreiras. “O que pega mesmo são questões de relacionamento, de perspectiva de desenvolvimento, aprendizado, desafios e oportunidades.”
Se identificou com algum desses pontos ou já está planejando uma mudança? Então confira a seguir uma lista com 7 dicas para ter sucesso na transição de carreira.
Pesquise o maior número de vagas possível para aquela posição ou área que você deseja. “Você pode fazer uma análise bastante objetiva, colocar em um Excel, por exemplo, e ver quais são as competências que são mais frequentemente exigidas”, sugere Adriana.
“Uma vez que você entende o que o mercado está pedindo e faz uma análise sincera, você identifica seus pontos fortes, seus diferenciais e também seus pontos de fragilidade.”
Pense em quais competências precisa desenvolver, sejam técnicas ou comportamentais, o que vai estudar e onde vai estudar.
Depois de planejar é hora de partir para a ação. Qualifique-se em cursos de férias, técnicos, de idioma, graduação, especialização ou pós-graduação. A escolha do que estudar depende do caminho que você quer trilhar.
“Às vezes é melhor você dar um passo intermediário, buscar uma atividade que te tire dessa área que você não deseja”, comenta Adriana. “Passe um tempo em uma atividade que seja mais próxima daquilo que você quer, para que então o próximo passo seja ingressar na nova área.”
“Vou contar um segredo como headhunter, poucas pessoas conseguem atingir 100% de aderência as vagas. Se você tem 80 ou 85% de aderência, você é um forte candidato”.
“É importante encarar a situação da mudança como uma possibilidade positiva de aprendizado, de autodesenvolvimento, de aquisição de novas informações e de ingresso em uma nova área, o que pode dar um friozinho na barriga no começo, mas sem dúvida traz muitos ganhos.”
Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo de nossa entrevista completa com a Adriana Gomes: