Em outubro e novembro de 2019, todas as empresas traçaram seus planos estratégicos e de metas para 2020. E, como todo mundo está mais do que cansado de saber, março chegou – e, com ele, a pandemia.
Mesmo que hoje, mais de nove meses depois, muita coisa já tenha se ajustado, com alguns setores até superando as metas inicialmente traçadas, a realidade para a maioria deles ainda é de incertezas e de recuperação. E, nesse tempo percorrido, a principal pergunta que se deve fazer é: as metas estabelecidas no final do ano passado ainda são uma medida confiável da performance geral da empresa e das pessoas?
As maiores corporações, com destaque para as multinacionais, foram as primeiras a entender que não valeria a pena dar “murro em ponta de faca”. Primeiro desafio: dialogar com os shareholders para que o instinto inicial, do lucro “no matter what”, desse lugar a uma revisão de metas. Isso para convencê-los de que a sobrevivência do negócio fosse pensado no médio e longo prazos diante de incertezas que se iniciam com a duração da crise – e não apenas uma análise fria do “cumpriu” ou “não cumpriu” as metas.
Isso, porém, nem de longe significou baixar as expectativas – mas readequá-las, em nome de criar réguas de medição que dariam parâmetros claros do desempenho dentro do cenário de instabilidade. E as lições tiradas com essa pequena mudança de foco são, hoje sabemos, o caminho da perenidade: atravessar o mar bravio e chegar ao porto seguro com todos vivos a bordo.
Aí fica a pergunta: na empresa em que você trabalha há margem para uma revisão ou você está “correndo atrás do prejuízo” para ter de entregar o que foi combinado antes da pandemia chegar? Se houver espaço para dialogar, dialogue. Se não houver, certamente, mesmo que as metas sejam “batidas”, o custo alto pode causar estragos no casco do navio. Melhor aproveitar quando a crise passar e levar seu talento para onde ele possa fazer a diferença.
LEIA TAMBÉM:
Executivos debatem o papel do CEO no ‘novo normal’
“A transformação digital requer uma forte liderança para impulsionar a mudança”
Especialista explica a importância do feedback em home office
Qual o ambiente ideal? Quais são as maiores distrações do home office? E como lidar…
Entenda as táticas para posicionar uma marca nos primeiros resultados das buscas no Google e…
Descubra o que é esse planejamento, quais são seus benefícios e aprenda como o desenvolver…
Saiba porque essa versão do marketing busca oferecer mais que produtos e atendimento. Agora é…
Drones aéreos, aquáticos e subaquáticos têm sido utilizados ao redor do mundo para realizar manutenções…
Entenda o que são esses grupos e como se faz o gerenciamento dessas tribos
This website uses cookies.